Titulo: Jogos Vorazes II - Em chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia Juvenil
Ano de lançamento: 2012
Nº de páginas: 415
***SPOILER***
Leia o primeiro livro antes de ler essa resenha.
Após os acontecimentos do primeiro livro, Katniss Everdeen e Peeta Mellarck voltam para o distrito 12 como um casal de apaixonados, pelo menos em frente as câmeras.
Katniss após chegar em casa depois de uma noite de caçada é surpreendida com uma visita inesperada, pois é intimada por um segurança a abrir a porta do estúdio de sua nova casa, e quando termina de abri-la tem sua face frente a frente do próprio presidente Snow.
A vitória rebelde de Katniss no último jogos vorazes causou certo alvoroço, o ato de que "já que não podemos ter dois vencedores, então não haverá nenhum", fez os outros distritos se rebelarem contra a capital, e agora ela tornou-se simbolo desta rebelião. E para manter sua família e amigos vivos terá que fazer com que esse ato de rebeldia seja visto como um ato de amor, ou seja, provar realmente para Snow e para todo mundo em Panem que ela realmente é apaixonada por Peeta.
Como os sobreviventes da 74º edição dos jogos vorazes, Katniss, Peeta e também Haymitch como mentor, estão o tempo inteiro envolvidos com a turnê da vitória. É essa a chance que eles tem para mostrar para a capital que estão realmente apaixonados, e amenizar a revolta dos distritos, embora não de muito certo, já que Katniss já é vista como um símbolo rebelde, e sua presença somente faz com que as pessoas se rebelem cada vez mais.
Esse é o ano do massacre quaternário, uma edição dos jogos que acontece a cada 25 edições e possui regras diferentes. A edição desse ano possui uma regra arrebatadora, que faz com que Katniss perca o chão, pois agora os tributos serão escolhidos dentre os vencedores das edições passadas.
Dentre os tributos femininos vencedores do distrito 12 só temos Katniss, o que significa que com certeza ela estará na arena, agora o drama que ela terá de enfrentar e ou ter de lutar com Peeta ou com Haymitch.
Esse segundo livro me surpreendeu, já estava um pouco saturado da história do primeiro livro, que não superou minhas expectativas, e como no primeiro livro, a história é muito parada e sem ação nos primeiros capítulos, tudo é baseado na turnê da vitória, e que roupa Katniss usará, e blá blá blá.
Após isso, a história do livro muda de patamar, de volta a arena Katniss age como uma carreirista, formando alianças e agindo estrategicamente, mesmo essa escolha não ter vindo dela. Dentro da arena encontramos vários personagens novos, que com o tempo se tornam cativantes, e como as regras da arena não se modificam, imaginar o destino deles me levou a muitas vezes pensar, "ele é legal, não quero que ele morra".
Dentre tudo em que aconteceu na história até agora, o final deste livro foi o que mais me surpreendeu, e acredito que mesmo que um pouco, surpreenderia qualquer um que acompanhasse a história desde o inicio sem nenhum spoiler. Esse segundo livro elevou a série em meu conceito, já estou a ponto de terminar o terceiro e último da série e logo após escreverei uma resenha sobre ele, e garanto, a série vai ficando melhor a cada livro. Boa leitura a todos!!!
"Eu sou o tordo. O que sobreviveu apesar dos planos da
Capital.”
Tenho que confessar que ainda não li essa série. E nem se quer vi o filme inspirada nela. Gosto do estilo Distópico, mas acho que de tanto ouvir falar sobre essa história acabei perdendo o interesse, mas ainda assim ela continua na minha lista de leituras. Espero um dia ter tempo para ler ela com calma.
ResponderExcluirQuando pesquisei por esta série e vi todo aquele fuzuê em cima dela também perdi a vontade de ler, ainda mas com o enfoque em cima de um possível triangulo amoroso. Mas após muita insistência do meu namorado me dispus a ler.O primeiro livro não me surpreendeu mas neste segundo não conseguia parar de ler.Recomendo esta leitura.
ExcluirEu já li a série, e achei Em Chamas o melhor dos três... achei A Esperança muito cansativo..
ResponderExcluir