Personagens Marcantes (001) - Haymitch Abernathy

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Personagens Marcantes (001) - Haymitch Abernathy


***SPOILER***
Caso não tenha lido nenhum livro da série Jogos Vorazes e pretende algum dia ler, melhor não ler esse post.

Quando recebi da Yasmin a ideia dessa série de posts logo pensei em qual personagem poderia falar sobre. Como recentemente terminei a série Jogos Vorazes, procurei um personagem da série com qual me identificasse, dentre muitas opções resolvi escolher Haymitch Abernathy, mentor de Katniss e Peeta na 74º edição de jogos vorazes e no massacre quaternario.

Haymitch pode ser definido de varias maneiras, bêbado, louco, preguiçoso, arrogante, egoista, sem coração etc. Mas dentre todos esses atributos posso dizer que o motivo que o escolhi foi por apenas um atributo, estrategista.

Sim, apesar de Katniss ter todo o mérito por ter sobrevivido aos jogos (Peeta não), foi com a ajuda de Haymitch que ela conseguiu se manter, logo nos primeiros momentos na arena, onde Katniss estava prestes a desistir e morrer de sede,  pensa que se os patrocinadores não mandaram água para ela seria porque estava perto de achar, não tem uma influencia direta de Haymitch, mas nesse momento seus pensamentos já estavam andando juntos.


"Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta."
Haymitch para Katniss


Existem vários momentos decisivos onde percebemos a influência de Haymitch no primeiro livro, mas é no segundo livro que ele recebe um maior destaque, já que após o anúncio do massacre quaternário, onde Katniss e Peeta e os vencedores das edições passadas voltam à arena cabe a ele a função de mentor. Embora não saibam, Katniss e Peeta estavam envolvidos em um plano que Haymitch e Plutarch de sabotar os jogos. Como Haymitch tambem foi um sobrevivente dos jogos, conhecia outros sobreviventes de edições passadas, e junto com eles pode arquitetar esse plano.


"Quando você estiver na arena, lembre-se de quem é seu verdadeiro inimigo."
Haymitch para Katniss

Quando Haymitch sobrevivei aos jogos, era o segundo massacre quaternário, na sua edição foram escolhidos o dobro de tributos, ou seja, quatro de cada distrito.

Do mesmo modo que aconteceu com Katniss, sua vitória não foi bem vista pelos olhos dos organizadores quando burlou as regras da arena, e descobriu um ponto fraco da barreira. Apesar de ser o vitorioso e receber todo o mérito sobre isso, a capital não deixou barato e transformou sua vida em um inferno, pois duas semanas após sua vitória, sua mãe, irmão mais novo e namorada acabaram mortos pelo presidente Snow. Com o tempo ele adquiriu o vício da bebida e o hábito de dormir com uma faca a mão,  não deixando ninguém entrar em sua casa.

Haymitch é o tipico exemplo de personagem que no começo você acha que é apenas um bêbado imprestável e preguiçoso, durante muito tempo pensei assim também, mas após um tempo, e várias páginas percebemos que ele tem realmente motivos para ser assim, sua vida e de toda sua família foi destruída pela capital por um erro que na verdade é deles.

Bom pessoal, isso é o que penso desse personagem criado por Suzanne Collins para a saga Jogos Vorazes, apesar de não me identificar muito com ele, foi um personagem que gostei bastante, suas características são bastante marcantes, pois estando bêbado ou sóbrio, não perde a essência do personagem(apenas um pouco do reflexo quando bêbado).


Espero que comentem e deem sugestões de personagens que marcaram vocês, sem mais delongas por hoje e boa leitura a todos!!!



3 comentários:

  1. Ótima escolha de personagem! Teria escolhido o Haymitch também, mas confesso que só comecei a gostar dele após o vídeo da edição em que ganhou os Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa:

    Personagens bêbados, loucos, preguiçosos, arrogantes, egoistas e sem coração sempre ganham minha afeição.

    Geralmente personagens assim não estão em vão na trama. Tô doida pra começar a ler Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  3. Garibaldi, eu ainda não sei definir o que sinto por Haymitch, ora raiva, hora amor; hora nojo, hora admiração.. mas acho que isso vai mudar no 3º (A Esperança, que eu ainda não li).

    Infelizmente descobri alguns spoilers do 3º livro ai rsrs, já sei porque ele é viciado em bebidas...

    Abraços,
    http://1critic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir