Resenha (020) - As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um - A Guerra dos Tronos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Resenha (020) - As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um - A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos
Titulo: As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um - A Guerra dos Tronos

Autor: George R. R, Martin
Editora: Leya
Gênero: Fantasia
Ano de lançamento: 2010
Nº de páginas: 592

Cá estou para resenhar talvez a saga de fantasia mais épica desde Tolkien. Sou um exemplo daqueles que descobriram os livros da saga a partir da série de TV que retrata a estória dos livros, cuja nomenclatura é a mesma do primeiro livro "Game of Thrones", exibida na HBO.

Comprei o box com os três primeiros livros da série no começo do ano passado e resolvi que ele seria minha primeira leitura desse ano, apesar disso minha namorada Paloma já foleou a página de todos eles e do restante da série, mas não criou coragem para resenha-los, passando para mim essa missão.
Bom, vamos a resenha agora. O princípio da estória se passa no castelo de Winterfell, localizado ao norte do continente de Westeros, que é dividido em sete reinos. O desenrolar da estória se inicia quando Eddard Stark, senhor do castelo de Winterfell recebe a honrosa visita de Robert Baratheon, amigo de longa data e também rei de Westeros. O motivo dessa visita seria a proposta de Mão do Rei à lorde Eddard, que ficaria a cargo do trono de ferro na ausência do rei, já que o mão antecessor havia falecido. Eddard relutantemente aceita a proposta, levando consigo parte de sua família para a capital de Westeros (Porto Real). Ele acaba desconfiando que a morte da antiga mão (Jon Arryn) não tenha sido por causas naturais, supondo que a verdadeira culpada pelo crime seja Cersei Lannister, a rainha.
Mal sabe Eddard que para proteger o rei poderá colocar não só a sua vida, mas também a de toda sua casa. Que comece a guerra dos tronos!

"Quando se joga a Guerra dos Tronos, você vence ou morre"
Cersei Lannister

Um dos maiores pontos fortes do livro é o modo como é narrado, ao invés de capítulos numerados, todo o livro é dividido entre trocas de narrativa, o começo do livro se passa em Winterfell, com a  visão de Eddard, sua esposa e filhos, mas em alguns capítulos a narrativa passa para outros personagens, inclusive alguns até fora de Westeros. Esse método de narrativa abordado por Martin fez com que a visão da estória não ficasse fixa a um personagem só, favorecendo a visão de um personagem ou de um acontecimento de diferentes ângulos.

"A maioria dos homens mais depressa nega uma verdade dura do que a enfrenta"
Tyrion Lannister

Apesar de ser difícil encontrar algo para realmente criticar o modo como Martin escreveu, esse estilo de narrativa é um pouco complicado para quem lê em um tempo reduzido como eu. Martin criou muitos personagens que são ou que podem se tornar importantes no enredo, e decorar nome e características de cada um pode ser considerada uma tarefa realmente difícil. Apesar de ter gostado bastante do livro, acho que se já não tivesse assistido previamente a série de TV não iria conseguir visualizar muito do mundo criado por Martin, já que o livro me tomou muito tempo, e como ainda não obtive férias da faculdade não consegui me dedicar a leitura, tanto que demorei mais de um mês para lê-lo. Por isso não o recomendo para leitores casuais, que tem poucos minutos diários para se dedicar a leitura.

“O coração mente e a cabeça usa truques conosco, mas os olhos veem a verdade. Olhe com olhos. Ouça com os ouvidos. Saboreie com a boca. Cheire com o nariz. Sinta com a pele. É então, depois, que chega o tempo de pensar e de, assim, conhecer a verdade.”
Syrio Forel 
Bom pessoal, para quem se interessou em ler ou vai começar a lê-lo, prepare-se para adentrar em um mundo épico criado por Martin, vivenciar estórias de heróis, batalhas sangrentas, intrigas e muita traição. Prepare-se para descobrir que aquele personagem que você gosta pode não ser bem assim, descobrir que o que os olhos podem ver a boca pode distorcer, e que nem sempre aquele que possui mair honra vence. Se eu fosse descrever todos os motivos para ler esse livro essa postagem nunca teria fim, após alguns dias sem dúvida lembrarei de algo que não podia faltar na resenha, mas por enquanto só posso dizer que recomendo muitíssimo essa leitura, e que tenha inicio a guerra dos tronos! Boa leitura a todos!!

"O que é honra comparado ao amor de uma mulher?O que é o dever contra a sensação de um filho recém nascido em seus braços? Ou o sorriso de um irmão?Somos humanos, cumprimos nossas obrigações quando não há um preço a se pagar. Honra vem fácil assim.Só que mais cedo ou mais tarde na vida de todo homem, chegará um dia em que não será fácil. Um dia em que ele deverá escolher.Você deve fazer a escolha por si mesmo. E viver com ela para o resto de seus dias. Como eu tenho vivido".
Meistre Aemon

                          

5 comentários:

  1. Adorei a resenha. Quero muito ler essa série, mas quero fazer isso com calma, quando tiver tempo para me dedicar á essa história, por isso estou esperando minha pilha de leituras obrigatórias diminuir.
    Gosto desse estilo de livros, com histórias épicas, cheias de reviravoltas e um bom desenvolvimento, o que infelizmente tem sido difícil de encontrar ultimamente.


    Nel
    Mais um blog sobre livros

    ResponderExcluir
  2. Realmente precisa de tempo para aproveitar bem a série, estou esperando minhas férias em março pra começar a ler o segundo, enquanto não chega vou escolher livros menores para ler kkk

    ResponderExcluir
  3. Acho que só irei começar a ler essa série nas férias que vem... quero dedicar-me exclusivamente à ela. E ainda tenho que terminar minha lista de leitura, tem muito livro pela frente ainda.



    Tá muito boa a resenha, Gariba!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha, mas eu mais que suspeita pra falar sobre isso (na verdade nem consegui falar). Mas aconselho quem não começou a ler esta série a esperar mais um pouco mesmo, terminei faz algum tempo o quinto livro e necessito muito saber a continuação e não momento não há previsão de lançamento do próximo volume.

    ResponderExcluir
  5. Tenho os dois primeiros, mas ainda não comecei a ler. É q leio sempre no ônibus e eles não são fáceis de serem carregados. Mas as minhas férias estão chegand e eles não me escaparão...


    Adorei a sua resenha, muito segura, consistente. Parabéns pelo blog!


    adriana medeiros
    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir