Resenha (011) - A Estrada da Noite

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Resenha (011) - A Estrada da Noite

Título original: Heart-Shaped Box (HILL, Joe)
Gênero: Ficção/Horror
Editora Arqueiro, 256 páginas.

O livro conta a história de Jude Coyle (conhecido também como Judas Coyle ou Justin, nome que ele renega desde os 19 anos), um cinquentão considerado uma lenda do Rock. Jude tem fascínio por objetos macabros, constando em sua coleção, por exemplo, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, o crânio de um camponês do século XVI, que fora perfurado para os demônios saírem  e a fita de um assassinato. Ele adquire essas quinquilharias geralmente de leilões pela internet. Eis que um dia seu assistente, Danny, fica sabendo de um leilão na internet. O objeto a ser leiloado: Um fantasma. Ele não pensa duas vezes e faz a oferta.

Por mil dólares, Jude adquire um paletó preto, que de acordo com a enteada do morto, é assombrado pelo espírito do padrasto. A encomenda chega embalada em uma linda caixa em formato de coração, e desde então a vida de Jude não é mais a mesma. Não se trata apenas de uma quinquilharia, e sim de uma ameaça real. Com o passar o tempo Jude passa a ver e sentir o espírito em todos os lugares.

Jude resolve entrar em contato com a pessoa que leiloou o paletó - a enteada do morto - a fim de obter respostas sobre o que estava acontecendo. Eis que Jude descobre que o paletó não foi parar em suas mãos ao acaso: trata-se do paletó de Craddock McDemortt, padrasto de uma fã que cometeu suicídio após ser abandonada por Jude. O objetivo disso tudo então fica claro: Craddock está atrás de vingança.
E eu paro por aí para não estragar a surpresa.

Apesar de Jude ser um personagem estereotipado - o típico astro do rock cinquentão que possui na bagagem envolvimento em vários escândalos, que já teve problemas com drogas e que adora se envolver com uma tiete -, é um personagem bem cativante e que eu gostei do início até o fim. Por trás dessa casca, Jude é um cara que adora cães, é amável e preocupa-se com as pessoas ao seu redor - ele realmente se sentiu culpado quando soube do suicídio a fã, e não pelo fato de achar que foi por causa dele, e sim por achar que não ajudou ela o suficiente.
Jude tem um passado assombrado por um pai violento e que nunca aceitou o fato dele querer ser músico, um casamento que não deu muito certo, e várias tietes com metade da idade dele no histórico. São tantas que Jude, ao invés de chamá-las pelo nome, referia-se a elas de acordo com seus respectivos Estados de origem.

Eis que entre esses Estados todos encontra-se Geórgia, atual affair do músico. De cara não simpatizei com ela. No inicio eu achava ela uma preguiçosa, menininha filhinha de papai metida a revoltada que saiu de casa pra fazer besteira e jogar a vida fora. E ela É realmente tudo isso. Porém, no decorrer da história, também vi seu lado positivo. No fundo Geórgia é uma garota inteligente e corajosa, uma vez que se mostra muito forte e disposta a ajudar Jude na busca por respostas para livrar-se do fantasma (e consequentemente da morte).

Eu particularmente, como admiradora de estórias de terror e de escritores como H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King, achei o livro muito bom. A narrativa é ótima - em 3ª pessoa -, o enredo é denso e o desfecho é surpreendente. Eu ansiava por virar cada página e descobrir o que viria a seguir. Alguns trechos do livro me fizeram imaginar tudo com muita clareza, e confesso que essas cenas mexeram comigo.
Sem contar que essa leitura teve um gostinho especial pra mim. Quando terminei de ler o livro, ainda não tinha conhecimento de que Joe Hill era filho do Stephen King. Acredito que isso tenha sido positivo, pois eu não criei expectativas demais a respeito do livro, e o fato de haver parentesco entre os dois escritores não influenciou na minha opinião com relação ao mesmo.

E digo mais: Confesso que ando farta da maioria dos filmes de terror da atualidade. Acredito que A Estrada da Noite renderia uma bela adaptação nos cinemas. E vocês, o que acham?!

Espero que tenho gostado, e desde já peço desculpas pela minha ausência. Estive envolvida com a apresentação do meu TCC - sim, agora eu estou formada! - e não tinha cabeça para ler, tampouco escrever resenhas. 

E mais uma vez, não deixe de comentar! A opinião de vocês é muito importante. Até a próxima resenha!

9 comentários:

  1. muito bom o livro! Ficou ótima a resenha. Fiquei surpreso de saber que ele é filho do grande mestre, tb li sem saber essa ahahaha tive sonhos, pesadelos, na época que tava lendo esse livro, vivia sendo hipnotizado hehe

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro mas eu nunca tinha lido nem a sinopse kkkk amei a resenha e agora eu to quase enlouquecendo pra ele chegar logo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!
    Eu também fiquei. Pelo menos agora temos um sucessor quando o grande mestre do horror se for. :D

    O livro é bem perturbador, mesmo. Não me sentia assim desde que li O Cemitério, do King.

    Pretendo ler O Pacto, que é o outro livro do Hill. Estou com uma boa expectativa a respeito dele!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Que bom que gostou da resenha.
    Eu também fiquei. Pelo menos agora temos um sucessor à altura do grande mestre Stephen King.


    O livro é bem perturbador, mesmo. Não me sentia assim desde que li O Cemitério, do King. Pretendo ler o Pacto, que é o outro livro do Hill. Estou com boas expectativas a respeito dele!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, que bom que gostou da resenha e que a mesma despertou seu interesse no livro.
    Uma boa leitura pra ti, depois diga o que achou!


    Att

    ResponderExcluir
  6. Ainda não pesquisei sobre esse outro livro dele... mas to com duas prioridades agora, essa semana finalmente li o Horror em Amityville, agora vou ler As Duas vidas de Audrey Rose e tenho que ver se já foi traduzido o Damned, que é o que mais me interessou...

    ResponderExcluir
  7. Eu li a sinopse e algumas resenhas, despertou meu interesse.

    Horror em Amityville eu amo <3 tanto o livro quanto os tantos filmes sobre ahahahah

    As duas vidas de Audrey Rose eu não assisti nem o filme, ainda, mas já me disseram que é muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Comprei esse livro na promoção no submarino e sempre tive vontade de ler mas sempre haviam outras prioridades. pretendo ler ele logo, ainda mais depois da resenha que ficou ótima! E, pra variar, também não sabia que ele era filho do Stephen King.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu comprei ele, também foi através de uma promoção do submarino. Li a resenha e gostei, mas não fazia a minima ideia de que Joe Hill era filho do Stephen King. :D
    Que bom que gostou da minha resenha e que a mesma despertou vontade em ler o livro. Boa leitura pra ti!

    ResponderExcluir