Resenha (017) - O Último Reino (As Crônicas Saxônicas: Livro 1)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Resenha (017) - O Último Reino (As Crônicas Saxônicas: Livro 1)

Título Original: The Saxon Stories - The Last Kingdom (Book 1) (CORNWELL, Bernard)
Gênero: Romance Histórico
Editora Record, 362 páginas.

Sinopse: "O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos."

Lembram-se daquele ditado que diz: "nunca julgue o livro pela capa?"... Então, confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foram as capas, cuja arte é belíssima (não poderia deixar de comentar isso). Ainda bem que julguei e acabei acertando também no conteúdo. É minha primeira leitura de Bernad Cornwell, e, depois das Crônicas Saxônicas pretendo ler muito mais dele.
A resenha de hoje vai ser bem pequena, pois ainda há mais seis volumes pela frente para fazer as resenhas e não quero torná-las repetitivas. Vamos lá!

A história é narrada em 1º pessoa por Uthred, filho do earl Uthred de Bebbanburg, que tem a família morta e derrotada pelos dinamarqueses que acabam tomando suas terras. O earl que comandava a guerra em questão era Ragnar, que acaba simpatizando com Uthred e o leva para viver como escravo entre os nórdicos. Com o tempo a afeição entre os dois aumenta e a condição de "escravo" acaba mudando. Uthred era visto como um filho por Ragnar, e ele o amava como um pai.
Os anos passam, earl Uthred cresce e acaba aprendendo como lutar. Ele já havia se habituado com o estilo de vida viking e a fúria desse povo nas batalhas.
Diversas vezes no decorrer da história a vida dele acaba cruzando com a do Rei Alfredo, e ele sempre fugia da situação, pois amava seu pai, Ragnar, e tinha lealdade a ele. Somente após um acontecimento terrível que ele se vê obrigado a não mais enganar seu destino e lutar ao lado de Alfredo, visando vingar-se e conquistar o que é dele por direito.

O nome do livro é O Último Reino porque no decorrer da trama os dinamarqueses já haviam conquistado (à base de muita brutalidade) quase todas as províncias da Inglaterra (sendo elas Nortúmbria, Ânglia Oriental e Mércia), restando apenas Wessex, reino de Alfredo.

É aí que a história começa a mudar seu foco. Não é apenas uma história que conta como os vikings tomavam as terras. É uma guerra entre Pagãos e Cristãos. Naquela época toda a Inglaterra já conhecia e seguia a religião cristã, e era um povo muito devoto. Segundo eles, a raiz de todo o mal que aflorava nos nórdicos era a adoração a deuses pagãos, e eles queriam derrotar esse povo e fazer com que eles se convertessem à religião cristã. Aflredo, rei de Wessex, foi o principal mentor dessa guerra santa. E eu paro por aqui.

Devorei os livros da série em muito pouco tempo. A história nos proporciona muita ação, os cenários e as batalhas são muito bem descritos, além de muitos personagens que nos cativam. Proporciona também conhecimento, uma vez que o Rei Alfredo realmente existiu e era um homem extremamente devoto à Deus, bem como sua esposa e filhos (que posteriormente deram continuidade ao seu legado), e ele realmente lutou contra os pagãos a fim de derrotá-los e convertê-los à religião cristã.

Para quem quer começar a ler as obras de Bernard Cornwell, recomendo que, assim como eu, comecem com as Crônicas Saxônicas. Tenho certeza que não irão se arrepender.
Espero que tenham gostado da resenha de hoje. Até a próxima!

6 comentários:

  1. Realmente, várias vezes me irritei com o Alfredo no decorrer da série. Mas não tiro o mérito de que ele era extremamente inteligente. Às vezes gostava dele, às vezes não. Foi uma relação de amor e ódio entre eu e ele, ahahah.


    Obrigada por comentar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ao ler sua resenha, fiquei com uma voz interior me repreendendo por ainda não ter lido essa série! Como você disse, a capa com uma belíssima arte combinada com o título, chamam a atenção e fazem com que surja a vontade de ler. Porém para mim, até então, isso não era o bastante. Sua resenha me deu o que faltava. Admiro o rei Alfredo em alguns pontos, em outros o condeno, quem sabe após a leitura eu consiga ter uma opinião mais concreta a respeito dele! Obrigada pela ótima resenha. xx

    ResponderExcluir
  3. :D Pois é, eu medi as coisas e conclui que não gostava dele, infelizmente...sou muito apegado ao Uthred, e para o Uthred ele fez muito mal, principalmente pra família dele...


    Enfim, bom trabalho com o blog, um grande abraço pra todos vocês e até o próximo comentário o/

    ResponderExcluir
  4. O Alfredo pra mim era um imbecil, mimado, calculista, e maldoso...fez um bem gigantesco pro povo dele, mas não muda o fato de que ele era tudo isso ae u.u que descanse em paz.

    ResponderExcluir
  5. Embora a maioria dos personagens que rodeiam o Rei Alfredo na guerra contra os nórdicos pagãos sejam fictícios (Uthred é um deles, infelizmente), suas batalhas foram verdadeiras. O Bernard foi legal até nisso, no final do livro tem notas históricas explicando o que realmente aconteceu e o que foi fictício em cada volume da série. Poupou-me um bom tempo de pesquisa! Achei muito legal a série tratar de história, e não apenas de estória. Me fez entender melhor as atitudes tomadas pelo Rei Alfredo, embora, assim como você, concorde apenas em partes com elas.

    Fiquei muito feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse na série... tenha uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  6. Uthred é realmente cativante. Fiquei triste ao saber que ele era um personagem fictício. :(
    O Alfredo aprontou poucas e boas com ele, mesmo!


    Abraço pra ti também, obrigada por comentar... continue nos acompanhando!
    o/

    ResponderExcluir