Resenha (024): O Coração de Salatiel

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resenha (024): O Coração de Salatiel

Título: O Coração de Salatiel (LÔBO, Kézia)
Gênero: Fantasia
Editora Dracaena, 264 páginas.

Olá, pessoal! Antes de começar a resenha de hoje, comunico que é com muito entusiasmo que farei a mesma. O livro "O Coração de Salatiel" é de autoria de Kézia Lôbo, nossa mais nova autora parceira. Ao sabermos da existência desse livro e do fato da autora morar na nossa mesma cidade nos deixou extremamente empolgados com a ideia da parceria, e é com grande prazer que digo que ela foi concretizada e que a Kézia foi muito atenciosa conosco.

Bem, sem mais delongas, como de costume irei falar um pouquinho  a respeito do livro. Logo no começo do livro, a autora nos conta um pouco a respeito do Coração de Salatiel.
Cada ser mágico possuía o poder de um elemento. Salatiel, por sua vez, era o nome do senhor dos seres mágicos escolhido pela Vontade Criadora: Ele possuía o poder de todos os quatro elementos, sendo eles terra, fogo, água e ar.

Com relação aos humanos, todo e qualquer aprendiz só aprenderia magia mediante aprovação de Salatiel. Para Salatiel, não era importante o aprendiz apenas ter o dom, e sim, ser dotado de pureza em seu coração. Devido a isso, nem todos eram aprovados a aprenderem magia. Dentre esses não-aprovados encontrava-se Bláithan, que acaba se revoltando e recrutando pessoas que assim como ele não tiveram direito de estudar magia, visando vingança. Salatiel descobre a conspiração e o expulsa junto com o seu exército para um local sombrio, onde nenhuma criatura de bom coração ousa pisar.

Como nada dura para sempre, Bláithan consegue escapar, voltando mais forte com seu exército e com seres malignos advindos daquele local declarando guerra a Salatiel.
Eis então que dá-se início a uma guerra entre o bem e o mal. De um lado o exército maligno de Bláithan, de outro, humanos e seres mágicos lutando lado-a-lado. Salatiel e seu exército consegue derrotar Bláithan, entretanto, as perdas foram irreparáveis: Os seres mágicos, tendo agora conhecimento da capacidade da maldade do ser humano, não mais quiseram protegê-los, correndo perigo de mais uma vez perderem amigos e entes queridos.

Foi aí então que Salatiel, visando proteger os seres humanos, determinou que alguns nasceriam com o poder de um dos quatro elementos e que deveriam proteger seu povo sempre que necessário (são eles os Elementais). Criou também uma pedra que possuía o poder dos quatro elementos e metade do seu coração. Essa pedra só poderia ser utilizada como último recurso e fora dada a um humano. O guardião da pedra, ninguém nunca soube quem era. O nome dela: O Coração de Salatiel.

Os anos passam e Lenora está completando seu 18º aniversário e está por receber um misterioso presente que sua mãe deixou antes de morrer. Galahar, reino onde Lenora vive, passa por tempos difíceis: É governado por Malghalad, um rei poderoso e cheio de maldade no coração, que destrói todos os que tentam rebelar-se contra ele ou que possuem o dom da magia. Com o auxílio de seu braço-direito, O Feiticeiro Negro, Malghalad procura pelo Coração de Salatiel, cujo todos acreditam que é apenas uma lenda.

Lenora, por sua vez, é uma Elemental do ar, segredo esse que fora guardado durante muito tempo por medo de ser encontrada e morta por Malghalad. Lenora recebe o presente sem saber do que se trata. Mal sabe ela que esse presente mudaria todo o rumo da sua vida: tratava-se do Coração de Salatiel.

Devido a isso, agora Lenora tem de fugir e salvar sua própria vida e impedir que a pedra caia nas mãos erradas. Eis que durante sua fuga Lenora conhece Agnor, um mago cego, porém extremamente poderoso. No meio do caminho Lenora também conta com a ajuda Eldred, um rapaz que pouco sabe a respeito de seu próprio passado e importância e de Raizakan, um guerreiro que esconde um passado sombrio, dotado de culpa e arrependimento. Dentre tantas fugas e situações arriscadas, Lenora, com a ajuda de seus amigos e dos seres mágicos, seguem em buscada chamada resistência: Um lugar onde reuniam-se pessoas que eram contra Malghalad, visando juntar forças e destruí-lo.

O que posso dizer a respeito de o Coração de Salatiel é que fiquei encantada. O enredo em si é muito bem estruturado, a estória é leve, mágica e nos faz viajar.
Com relação à escrita, bom, o que eu senti falta foi de uma melhor fragmentação e estruturação das frases. Às vezes lia frases tão longas que acabava me confundindo e tendo de relê-las para poder compreendê-las melhor. Mas isso é apenas um detalhe, e de forma alguma faz perder a vontade em continuar lendo.

No mais, achei legal o fato da autora abordar magia embasando-se nos quatro elementos da natureza. Os personagens principais são cativantes, bem como os cenários e as criaturas que neles habitavam. A leitura é prazerosa e direta, sem enrolação; As descrições das cenas e dos fatos são feitos na medida certa: sem detalhes demais ou de menos.  Li o livro em poucos dias e fiquei querendo mais.

Fiquei muito feliz em ter feito essa resenha, e o livro realmente me surpreendeu. Em nome da Equipe do Labirinto Imaginário, desejamos sucesso à Kézia, e que ela dê continuidade às suas estórias.

No mais era isso. Não deixem de comentar, a opinião de vocês é muito importante!

5 comentários:

  1. Amo fantasia, amei a capa, amei o título, amei a resenha! haha
    Sucesso a autora, e obrigada pela resenha! xx

    ResponderExcluir
  2. Alice!! Que bom ver você comentando de novo aqui. :D
    Obrigada, que bom o livro despertou seu interesse! Boa leitura pra ti. :)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que sentiu a minha ausência! Agora, com mais tempo livre estou de volta e vou por a leitura das resenhas e os comentários em dia! haha
    A propósito, eu estava procurando o livro referente a resenha, para compra, e não fui feliz em minha busca. Você teria algum link de onde posso comprar?
    Desde já, agradeço! xx

    ResponderExcluir
  4. Dei por sua falta sim, sempre assídua em nosso blog! Que bom que está de volta. :)


    Encontrei na Saraiva apenas:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3440501/o-coracao-de-salatiel/?PAC_ID=18659



    Espero ter ajudado... boas compras e posterior leitura!

    ResponderExcluir
  5. Muito suspense, aventura e emoção hein? Gostei!


    Visita? Segue? Te sigo de volta


    www.reticenciando.com


    Milhões de beijos

    ResponderExcluir