Resenha (025) - As Terras Devastadas - Livro III - A Torre Negra

sexta-feira, 1 de março de 2013

Resenha (025) - As Terras Devastadas - Livro III - A Torre Negra



Título: As Terras Devastadas- Livro III - A Torre Negra
Autor: Stephen King
Gênero: Dark Fantasy
Editora: Objetiva - Suma das Letras, 526 páginas.

*****
Se ainda não leu os primeiros volumes desta série tem grandes chances de encontrar spoilers. As resenhas anteriores estão aqui: Livro I - O Pistoleiro , Livro II - A Escolha dos Três.
*****
"Ele me deixou morrer, e essa é a verdade.
Eu ainda o amo, e essa é a verdade."

Após passar por três portais e trazer novos integrantes para seu ka-tet , Roland se encontra em  paradoxo com sua mente. Enquanto treina Eddie e Susannah a se tornarem pistoleiros, Roland Deschain passa a ser atormentado por memorias que se contrapõem. Isso se deve a interferência feita por ele ao passar pela terceira porta e impedir que Jack Mort  empurrasse Jake Chambers no volume anterior, provocando uma divisão na sua mente que passa a criar versões alternativas para os momentos passados com Jake, fazendo o acreditar que não havia nenhum garoto no posto de parada. E ao mesmo tempo que a mente grita que Jake não existiu, Roland consegue lembrar do afeto que sentia pelo menino e da culpa por  te-lo deixado morrer. Roland pensa estar louco e aos poucos vai perdendo sua força e vitalidade.

A mesma ambivalência acontece a Jake, que  enquanto segue sua rotina habitual passa a ter lembranças de sua morte, uma voz insiste que ele não está mais em Nova York mas no Mundo Médio, onde lembra de morrer novamente.

Em paralelo aos conflitos de Roland e Jake, o pistoleiro e seus companheiro encontram com um gigantesco urso, que é na verdade um cyborg que está á muito enlouquecendo, e descobrem um modo de encontrar a Torre Negra. Eles devem seguir pelo caminho dos Feixes de luz que conectam 12 portais que marcam os limites do Mundo Médio e possivelmente de todos os mundos. Roland acredita que na intersecção dos Feixes fica a Torre Negra.

O pistoleiro considera que os membros de um ka-tet estão ligados pela mente e objetivos, isso é provado por sonhos e visões que Eddie e Jake compartilham, e que fornecem ao garoto pistas de como curar sua aparente loucura.Após um ritual complexo, Jake Chambers finalmente se junta ao grupo de Roland e a busca pela Torre continua, dessa vez com novas pistas trazidas pelo garoto e que serão decisivas para  atravessarem a duras terras devastadas. 

E como as buscas aqui nunca acabam, após encontrar Jake o grupo agora parte em busca de Blaine, um mono trem computador maluco com duas personalidades, que ao passar dos anos adquiriu mais emoções humanas do que pretendia.

Não posso deixar de falar de um novo membro que se junta a este incrível ka-tet, Oi o trapalhão, um animal que parece com um cachorro, repete palavras e nunca deve ser subestimado. Oi e Jake se tornam inseparáveis, isso ajuda o garoto a se adaptar ao novo ambiente que se encontra, os dois tornam-se protetores um do outro, passando por alguns apuros.

Meu personagem favorito nessa história é Jake, e como ele tem um enfoque maior nesse livro, eu li com mais vontade, mas continuo ressaltando que hás detalhes e referências em exagero nesta série..

O rumo começa a ser direcionado próximo ao fim desde livro, não é muito concreto, mas eu espero que essas caminhadas sem começos e fins terminem logo, senão a próxima resenha será muito mais breve do que se deseja.Não gostei nada de como terminou esse livro, ou melhor não terminou. O livro é interrompido no meio de um capítulo dramático, não teve uma deixa para o próximo livro, mas sim o encerramento deste livro ficou para o próximo. 

Espero mais do Mago e Vidro, que promete finalmente falar sobre o passado do pistoleiro Roland Deschain e dar novos rumos à busca da Torre Negra, que já se tornou um grande fardo não somente aos personagens, mas para quem à acompanha a busca pela Torre Negra. 

Não deixem de comentar, a opinião de vocês é muito importante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário