Resenha (026) - Toringa

quarta-feira, 6 de março de 2013

Resenha (026) - Toringa


Titulo: Toringa

Autor: Felipe Lisbôa
Editora: Multifoco
Gênero: Fantasia
Nº de páginas: 110


Olá pessoal, hoje venho falar de do livro Toringa, que ganhei de nosso autor parceiro Felipe Lisbôa, e que chegou com uma dedicatória especial para o blog.

O livro conta a estória de Débora, uma garota que morava no Rio de Janeiro, mas por seu pai ter sido promovido teve de se mudar para Londres. Aparentemente tudo é normal em sua nova escola, mas ao conhecer Jehnny, e após as duas simplesmente se tocarem Jehnny acaba tendo uma visão dos poderes de Débora. Jehnny conta que tem poderes psíquicos (como os da Jean Grey dos X-men), e acaba achando que está ficando louca, até perceber o punho de Débora envolto em chamas.
“-Não parece loucura, Jehnny!
Jehnny virou-se e ficou surpresa quando viu que a mão direita de Débora estava cercada de chamas.”
Débora não se sentindo mais sozinha no mundo por causa de seus poderes acaba se tornando amiga de Jehnny, e aos poucos conhecendo novos amigos. O primeiro é Gary, que possui poderes de gelo, e em uma festa acaba conhecendo Luc e Tom.

Após um misterioso meteorito, de onde surge um cara musculoso (mais tarde chamado de Josh), que ataca Débora e seus amigos sem maiores explicações, Débora acaba descobrindo que Luc possui poderes envolvendo a terra e Tom poderes elétricos quando eles os usam para contra-atacar Josh. Após ver Gary sendo atacado, Débora acorda seus verdadeiros poderes e consegue enfrentar Josh, fazendo o fugir, deixando para trás um pen-drive, que pode conter informações importantes sobre o enredo da estória, mas agora c
A primeira impreshega, porque acho que já falei demais.
são que tive do livro não foi das melhores, pois ele é pequeno, com pouco mais de cem páginas, e a capa não demonstra muito da história além de seus personagens. Porem ao começar a ler, o livro realmente me surpreendeu, a estória é bastante promissora, os personagens me cativaram, e eu terminei o livro sem nenhuma interrupção, o que pra mim é um grande avanço e um ponto forte para o livro, mesmo que seja pequeno.

Algumas mudanças de narrativa me confundiram no início, mas quando cheguei ao final do livro achei que deram um toque interessante a estória, funcionaram como flashbacks para explicar um acontecimento anterior de um personagem.

Só que nem tudo são flores, apesar da estória ser muito boa, existem muitos erros de concordância e redundância, além de alguns problemas com o roteiro, acho que faltou uma revisão para corrigir esse tipo de erros, mas em minha visão isso não chegou a denegrir a estória do livro, que apesar disso conseguiu se manter entendível.

Imaginei toda a estória e os personagens em formato de anime (lembro de ler a descrição de um personagem e procurar por ele na capa frontal), e no final achei que daria um belo roteiro para um. O final deixa muitas brechas para uma continuação, e realmente espero ansiosamente pela mesma.

Bom pessoal, é isso, espero que tenham gostado da resenha, e também que tenham sentido interesse pela estória, pois apesar de alguns erros de revisão vale muito a pena ler. Para quem leu até aqui muito obrigado e ótima leitura, até a próxima!!

2 comentários:

  1. Pela capa, parece um livro infantil, e realmente lembra anime. Mas sua resenha foi boa (tem um pequeno erro em que duas frases se misturam no meio da resenha). Não despertou meu interesse tanto quanto muitos livros, mas eu realmente leria, parece interessante.
    Obrigada pela resenha! Fazia tempo que eu não comentava aqui. xx

    ResponderExcluir
  2. Olá Alice, obrigado por comentar! (:
    Essa semana está sendo um pouco agitada para mim, então não tive muito tempo para corrigir a resenha, obrigado por notar, depois farei uma correção mais a fundo.
    O livro realmente não possui atrativos visuais, mas seu conteúdo literário é muito bom, a leitura é rápida, e deixa uma vontade de continuar lendo no final do livro, foram duas horas bem gastas para terminar esse livro hehe!

    ResponderExcluir