Entrevista: Renato C. Nonato

terça-feira, 30 de abril de 2013

Entrevista: Renato C. Nonato

Oi gente, tudo bem?! Hoje é dia de entrevista com autor parceiro!
Relembrando o post de apresentação, Renato C. Nonato é o autor de Terras Metálicas. Deixo aqui a sinopse do livro, para quem ainda não leu:


Terras Metálicas - Sinopse

A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar... Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos... Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.

Agora, vamos à entrevista. Elaboramos algumas perguntas para o autor responder, visando que vocês conheçam um pouco a respeito do mesmo. Renato nos conta sobre como foi o início de tudo, o que ele faz atualmente,  bem como seus gostos e inspirações e muito mais. Espero que vocês gostem. =)

L.I.: Conte-nos um pouco a respeito de quem é Renato C. Nonato.
R.C.N.: Acho que sou, como toda pessoa, um pouco de tudo. Atualmente curso doutorado na área de Engenharia pela Unicamp, tenho um fraco por livros e por artes marciais, acho que sou o típico nerd rsrsrs. 

L.I.: Como e quando você começou a escrever?
R.C.N.: Desde sempre gostei de escrever, quando era criança escrevia gibis e coisas do tipo. Conforme fui crescendo os gibis se tornaram contos, que depois viraram livros. Também costumo ser muito cri-cri com o que leio, sempre imaginando possíveis desfechos alternativos para as histórias, isso acabou se tornando uma motivação a mais.

L.I.: No que você se inspira para escrever?
R.C.N.: Qualquer coisa pode servir de inspiração, mas na maioria das vezes não é o que você vê, mas o que você consegue captar. Se você quer escrever precisa estar aberto para absorver coisas. 

L.I.: Você recebeu apoio na empreitada de publicar o livro? E qual foi a sensação quando isso aconteceu?
R.C.N.: O apoio foi familiar. Mesmo tendo tentado em muitas editoras é praticamente impossível conseguir alguma coisa sem colocar a mão no bolso, infelizmente. Mas quando Terras Metálicas foi publicado a sensação não podia ser melhor, no começo parece que é mentira, mas quando a ficha cai é indescritível!


L.I.: Que mensagem você quer passar aos leitores por trás de Terras Metálicas?
R.C.N.: Que nossas atitudes hoje podem interferir no futuro dos outros amanhã. O mundo é mais interligado do que parece.

L.I.: Qual sua opinião a respeito da cena literária nacional atual?
R.C.N. O Brasil tem ótimos autores e eles são, infelizmente, pouco valorizados. A maioria das editoras prefere investir em traduções do que no mercado interno, o que eu acho uma grande besteira.

L.I.: Agora algumas perguntas rápidas:

1) Quais seus autores favoritos?
No campo nacional: André Vianco, Eduardo Spohr e Simone Marques. No internacional: John Katzenbach, James Rollinse  James Dashner

2)Que tipo de música você ouve?
Gosto de Rock, mas escuto de tudo.

3) Quais seus artistas musicais preferidos?
Não tenho preferência por artistas, normalmente eu gosto de poucas músicas de cada um.

4) Qual seu gênero literário favorito?
Fantasia/ficção/terror

5) Família para você é...
Tudo.

6) Amigos para você é...
Quase tudo.

7) Amor para você é...
Claro e confuso.

8) Uma palavra que sintetize sua vida nesse momento.
Agitada!

Era isso, gente! Agradecemos ao Renato por disponibilizar-se a responder nossas perguntas. Sucesso, Renato! E aguardem, e breve terá resenha do livro aqui no blog. ;)
No mais, algumas informações pertinentes:

Quanto ao livro:

Quanto ao autor: Perfil no Skoob

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário