Resenha (034) - A Canção da Espada (As Crônicas Saxônicas: Livro 4)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resenha (034) - A Canção da Espada (As Crônicas Saxônicas: Livro 4)

Título Original: Sword Song (The Saxon Stories: Book 4)
Gênero: Romance Histórico
Editora Record, 348 páginas.

ATENÇÃO: Por ser uma série de livros, a resenha pode conter comentários que você considere como SPOILER.

Olá, pessoal! Depois de uns dias sem postar resenhas no blog, retorno com a resenha do 4º livro das Crônicas Saxônicas.

Bom.. Depois de rumar ao Norte e firmar uma batalha contra Kjartan, a fim de firmar Guthred no reino da Nortúmbria em os Senhores do Norte, Uthred finalmente retorna às suas origens em busca de resgatar o que é seu por direito. Que perfeito seria isso, não? Pois é... não foi o que aconteceu.

Cinco anos se passam depois de Os Senhores do Norte, e mais uma vez Uthred tem de se aliar a Alfredo. O propósito? Expulsar os nórdicos de vez do que hoje conhecemos por Londres. Sim, a história narra sobre como deu-se  início à fundação da Inglaterra.

Logo de cara o livro começa dando soco no estômago: A lealdade de Uhtred com relação à Alfredo é colocada em prova. A nova horda de nórdicos que visam tomar a Inglaterra fazem A proposta (isso mesmo, com A maiúsculo) à Uthred: ajudar a tomar a Inglaterra e em troca ganhar o reino da Mércia. Foi nesse livro, em minha opinião, que o caráter e a moral do nosso herói finalmente mostrou sua real forma (e a meu ver ele passou no teste, diga-se de passagem).

A Canção da Espada é emoção do início ao fim. O autor nos traz um amor proibido entre dois jovens - que com certeza não direi quem são para não dar spoiler - e consequentemente uma rixa de sangue das boas. Até onde iria a sua lealdade quando há o risco de perder quem você ama? Pois é. Já deu para vocês perceberem que o quarto volume de As Crônicas Saxônicas promete!

Bernard continua surpreendendo com a capacidade de mesclar história com estória. Ao mesmo tempo em que descreve determinado período histórico, consegue desenvolver um enredo de tirar o fôlego a partir do mesmo.
Conforme os volumes vão passando, o leitor só consegue torcer mais e mais por Uhtred, para que ele consiga finalmente reconquistar Bebbanburg e que as três fiandeiras reservem somente coisas boas ao mesmo. Cada vez mais Uhtred evolui: Apesar de feroz nas batalhas como sempre, acabou se tornando mais racional ao mesmo tempo que mais amoroso também, uma vez que casara-se com Gisela, irmã de Guthred, por quem se apaixonara e constituíra uma família. É a partir daí que o nosso herói, já com 28 anos, começa a amadurecer, ao mesmo tempo em que não perde sua gana de vencer e sua determinação.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado da resenha, e como sempre, não deixem de comentar. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Adoro esse estilo literário... e no cinema é a mesma coisa! Amo a "História contada" através de livros assim. Mas não conhecia essa série ainda. Fiquei curiosa. A capa é ótima.

    ResponderExcluir
  2. As capas são lindas! Uma faz sequência com a outra. =) Dá uma olhada: http://2.bp.blogspot.com/_Clrk-HD7-2w/TCEh1rPs-HI/AAAAAAAAApI/M17yUXM-DDY/s1600/cronicassaxonicas.jpg



    Também adoro esse gênero.. sempre rende bons filmes! <3
    Agora estou lendo O Conquistador, do Conn Iggulden... também é romance histórico, beeeem legal! Mas do Bernard só li As Crônicas, por enquanto... pretendo ler mais dele, e super recomendo tanto um quanto o outro autor, são maravilhosos. Eles tem a manha de mesclar história com estória. hahaha


    Abraço.

    ResponderExcluir