Resenha (036) - Fios de Prata - Reconstruindo Sandman

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resenha (036) - Fios de Prata - Reconstruindo Sandman

Título: Fios de Prata - Reconstruindo Sandman
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Ano: 2012
Gênero: Fantasia
Nº de páginas: 350

Bom pessoal, esse é o primeiro livro do autor Raphael Draccon que li. Estava interessado nele desde o lançamento, e na primeira oportunidade (promoção) comprei. Minha primeira impressão é que além da capa possuir uma arte muito bem feita, alguns detalhes deixam muito bonito o livro físico em si. Mas chega de enrolar e vamos a resenha!!

Mikael Santiago é o Allejo ( referencia ao mítico jogador que somente existiu no jogo International Super Star Soccer do clássico Super Nintendo ) , um jogador de futebol promissor de apenas 22 que está prestes a assinar o contrato mais caro da história do futebol com um time bastante influente da frança.

Antes de sermos apresentados a Mikael somos apresentados aos sonhos dele. Ele sofre a cerca de 18 meses com pesadelos constantes, envolvendo batalhas sangrentas e monstros grotescos.

Mikael acaba conhecendo Ariana, uma ginasta brasileira também muito promissora na sua área. Após uma apresentação da mesma e a posterior entrevista com os dois atletas, eles acabam saindo juntos para se conhecer melhor. Depois de alguns contratempos já estão namorando.

De uma hora para outra Mikael para de ter pesadelos, mas eles passam a atormentar Ariana. E durante uma grande apresentação da ginasta, ela sofre um grave acidente que pode acabar com sua carreira no esporte. Mikael pode não saber, mas por trás do acidente existe algo sobrenatural que está ligado aos pesadelos que passaram dele para ela. E após uma ligação de um desconhecido ele acaba descobrindo que Ariana está presa no inferno, e que diante disso está acontecendo uma guerra entre deuses, que pode definir o destino de todo o "Sonhar", e consequentemente afetar o da terra. Cabe a Mikael entrar no mundo do sonhar e resgatar Ariana antes que seja tarde demais.

"Por você eu iria até o inferno, Ariana"
Existem promessas que não deveriam ser feitas. 

Confesso que estava desgostando bastante do livro inicialmente, ele é bastante confuso, pois a cada troca de capitulo a narrativa é passada para outro personagem, e algumas vezes desconhecido, com isso demorei um pouco para identificar os deuses do sonhar, e algumas vezes precisei voltar algumas páginas para confirmar se aquilo dito anteriormente era sobre aquele personagem, sem contar que o livro não possui uma média de páginas por capítulo, podendo ser vinte ou meia página. Mas logo no final o livro começou a se ajeitar, infelizmente foi um pouco tarde para entrar para os meus favoritos.

Muitas vezes nos deparamos com capítulos ou parágrafos demonstrando o que determinada ação que aconteceu no mundo do sonhar encadeou na terra, como alguma pessoa qualquer desistindo de seus sonhos quando o deus do inferno Phobetor obtém alguma vitória perante seus irmãos Morpheus e Phantasos. Achei isso um dos pontos mais fortes do livro.

O mundo do sonhar foi o quesito que me fez mudar de opinião a respeito do livro, cada parte do mundo por onde Mikael passava se tornava mais criativa que a anterior. Particularmente achei a parte das arvores de inspiração simplesmente genial, mas não irei falar nada sobre para não estragar a surpresa.

Além da referência do personagem Allejo, o livro está recheado de referências a cultura pop e ao mundo literário. Raphael Draccon refere-se em vários momentos do livro a consagrados escritores, como Tolkien, J.K Rowling e Lovecraft. Mas apesar disso acredito que foi um pouco exagerado a referência ao sotaque gaúcho aplicado na personagem Ariana. Afinal, nós não falamos assim o tempo inteiro, hehe!

Bom pessoal, recomendo esse livro para quem gosta de fantasia e deseja ler algo diferente e original. Acredito que o autor podia aproveitar um pouco mais da estória criada, na minha opinião poderia se tornar uma saga, mas do modo como acabou acredito que seja pouco provável uma continuação.

Ficamos por aqui e até a próxima. Boa leitura!!


"You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one"


Nenhum comentário:

Postar um comentário