Nova Parceria: Autor M. L. Pontes

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nova Parceria: Autor M. L. Pontes

Olá pessoal, tudo bem? Hoje é dia de anunciarmos mais uma parceria: O autor Marcelo L. Pontes, da saga Algoritmos Sagrados, tendo seu primeiro volume - Almas Seladas - publicado pela Modo Editora. Nesse post iremos apresentar o primeiro livro da série e vamos conhecer um pouco a respeito do autor e o que vem de novidade por aí!

Saga Algoritmos Sagrados - Almas Seladas (Volume 1)

Sinopse: 

"No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas, morrem em acidentes bizarros, e a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados."

Página do livro no Skoob
Página do livro no Facebook


O blog também realizou uma breve entrevista com o autor da série. Na entrevista o autor nos conta um pouco a respeito de sua trajetória e o que podemos esperar da série. Fala sobre projetos futuros, seus gostos e muito mais! Vamos lá?

L.I.: Quem é Marcelo Pontes? Conte-nos um pouco a respeito de sua trajetória.

M.L.P.: Na infância, me destaquei entre meus amigos, criando e aprontando um pouquinho também, mas sempre com pé nas artes. Segui uma trajetória de descobertas: desenho, pintura, música e por fim literatura. Na adolescência me afundei nos RPGs (Roleplaygame) de mesa. Como mestre, criei as mais alucinantes aventuras dividindo sempre essa experiência com um grupo de amigos. Logo, isso virou profissão e, nos meados da década de 90, escrevi um sistema genérico de RPG que foi publicado em 97. Depois seguiu outros contos, mas devido a uma queda no mercado literário, o sonho se tornou fardo e, acabei desistindo deste caminho. Trabalhei um tempo como design, mas, após uma crise de identidade, vim a me inscrever na faculdade; o curso: Nutrição, risos... Realmente minha crise de identidade foi feia. Como não consegui ficar parado sem criar, digo, apenas estudava na época, decidi escrever um romance chamado Algoritmos Sagrados.

L.I.: O que se esperar de Almas Seladas, o primeiro volume da série Algoritmos Sagrados?

M.L.P.: Almas Seladas é apenas a introdução da saga, digo, suas linhas mais simples são para apresentar os personagens e pincelar uma ideia que se tornará uma grande bola de neve de eventos que de momento, parecem aleatórios, mas que, ao evoluir na leitura, elas se ligam de forma assustadora. Posso dizer que, os ganchos apresentados no livro, é o que há de melhor na saga, e Almas Seladas, já apresenta no contexto um pouco dessa intriga e suspense que serão melhorados com o desenrolar dos próximos volumes. Pela crítica, Almas Seladas é uma obra arrebatadora, de rápida leitura e, por experiência com os leitores, um ótimo livro para despertar o hábito da leitura.

L.I.: Com relação à continuidade da série, tem algo que possa adiantar aos leitores do blog?

M.L.P.: Bem, algo que odeio em séries é que, a continuação nunca é melhor que o primeiro volume. Por isso, posso adiantar que a saga Algoritmos Sagrados é uma escada de eventos intrigantes que vai melhorando com o passar dos volumes. Quem termina Almas Seladas e, lê suas últimas linhas, sabe que a continuação promete.

L.I.: Além da série, existem outros projetos em pauta?

M.L.P.: A série tem muito chão pela frente. Além dos cinco volumes já escritos, há outros projetos ligados a mesma saga que, não foram escritos, e descreve a vida de personagens como Aaron do livro 2 – Máscaras Reveladas.

L.I.: Você teve apoio na empreitada de publicar o livro? Como você se sentiu quando isso aconteceu?

M.L.P.: Na verdade não tive ajuda. Após enviar meu original para várias editoras, percebi que sempre recebia uma carta de retorno ‘automatizada’. As grandes Editoras não arriscam em publicar um desconhecido, mesmo que o livro seja bom. Assim, resolvi publicar meu livro no Clube de Autores, uma editora por demanda. Após alguns meses, para minha surpresa a saga, na época com três volumes publicados (Almas Seladas, Máscaras Reveladas e Símbolo Oculto) se tornou a mais vendida na linha de ficção da editora. Qual o resultado? Agora em vez de mandar cartas para editoras, comecei a recebê-las e, avaliando as propostas, a Editora Modo tinha a melhor.

L.I.: Com relação à música:

- Gêneros musicais preferidos: 
M.L.P: Rock, Pop, Black Spirit e New Age.

- Três músicas que não saem da sua playlist: 
M.L.P.: November Rain - Guns, Pais e Filhos – Legião Urbana  e In the End - Linkin Park

- Se Algoritmos Sagrados tivesse uma trilha sonora, qual seria?
M.L.P.: A trilha do meu vídeo: The Catalyst+Carmina Burana :D

L.I.: Com relação à literatura:

- Gêneros literários preferidos: 
M.L.P: ficção, aventura, sobrenatural, romance sobrenatural, fantástica e, o que mais amo: história.

- Autores Preferidos: 
Internacionais (J. J. Benitez e J. R. R. Tolkien) Nacionais (Erico Veríssimo e Monteiro Lobato). 

- Cite cinco obras ou sagas que você goste e nos diga o porquê.
M.L.P: Operação Cavalo de Tróia de J. J. Benitez: Como já havia adiantado meu gosto pela história, essa escolha é bem óbvia; a pesquisa de Benitez eu classifico como utópica.  Mas indico apenas para os amantes da história.
O presidente Negro de Monteiro Lobato:  Amo ficção e essa obra em questão é de surpreender, um Monteiro mais adulto, futurólogo à frente de seu tempo.
O tempo e o vento de Érico Veríssimo: Não sou fã de novelas, se posso classificar essa saga como uma novela, mas é difícil não se envolver com essa triste e sofrida estória.
O Senhor dos Aneis  de J. R. R. Tolkien: Como jogador de RPG seria uma blasfêmia não mencionar, já que caracteriza todo universo do Roleplay em sua essência.
E por último As crônicas de gelo e fogo que está me surpreendendo pelo universo caótico da estória onde parece impossível premeditar as linhas que se seguem; é sempre uma surpresa cheia de intrigas.

L.I.: Com relação ao cinema:

- Quais gêneros de filme você gosta?
M.L.P: Ficção, aventura e sobrenatural.

- Cite cinco filmes que você goste:
M.L.P: De volta para o futuro, Star Wars, Forest Gump, Bom dia Vietnã e para não ignorar antigos clássicos Ben-Hur.

L.I.: Existe alguma mensagem que você queira passar aos leitores através de Algoritmos Sagrados?

M.L.P:Algoritmos Sagrados é uma obra de ficção, por isso não tem a responsabilidade de passar uma verdade plena. Mas como qualquer livro, a saga ajuda a ampliar seus horizontes, abrir sua mente para poder enxergar o que vem além de uma cultura estagnada de preconceitos e ódio. Assim deixo uma frase do personagem Aaron que talvez ilustre o que a saga representa:  “Ser um formador de opiniões é a melhor forma de exercer um caminho para a verdade e liberdade”.

E para finalizar, o autor também deixou uma mensagem aos leitores do Labirinto Imaginário:

"A literatura brasileira está mostrando seus talentos; abrace com carinho a obra de um autor brasileiro e, surpreenda-se o quanto envolvente serão suas descobertas."

Para encerrar algumas outras informações a respeito do livro:
No site da Editora;
Adquira seu exemplar de Almas Seladas (pré-venda online) no site da Modo Editora e da Livraria Cultura;

Assista também ao vídeo de lançamento de Almas Seladas:


Bom pessoal, espero que tenham gostado da notícia, do post e da saga! E adianto que em breve teremos resenha do primeiro volume da série aqui no blog. Fiquem ligados!
No mais desejamos muito sucesso ao nosso mais novo autor parceiro nessa empreitada e mais uma vez agradecemos pela confiança e pelo empenho em firmar a parceria conosco. Valeu, Marcelo!
Até a próxima, pessoal!

Um comentário:

  1. Como não conheço o livro, não tenho o que falar a respeito... Porém me pareceu tudo muito clichê! Vou esperar pela resenha para formar minha opinião!
    Sucesso ao autor com a saga.

    ResponderExcluir