Resenha (048) - As Vantagens de ser Invisível

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resenha (048) - As Vantagens de ser Invisível

Título: As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Ano: 2009
Gênero: Drama
Número de Páginas: 224


O livro se passa nos anos 90 pela visão de Charlie, um garoto que vive em seus quinze anos a mudança do ensino primário para o secundário. Charlie começa seu ano como calouro apreensivo, já que seu amigo Michael cometeu suicídio e ele não sente confiança em ninguém de sua família, apenas sentia em sua falecida tia Helen.

Logo Charlie acaba conhecendo algumas pessoas que passam a ser muito importantes para ele. Primeiro seu professor de inglês Bill, que após um trabalho percebe seu potencial e oferece livros a Charlie, para serem lidos fora da classe. Charlie vê em seu professor a primeira pessoa em que pode confiar desde o começo das aulas.


"Acho que a ideia é que cada pessoa tem de viver para a própria vida e depois escolher compartilhá-la com outra pessoa."
- Charlie, sobre a frase de The Fountainhead


Logo depois surgem duas figuras muito importantes no livro, os irmãos Patrick e Sam, que são veteranos. Diferente de Bill, que é visto como um conselheiro, Patrick e Sam são como adolescentes rebeldes, que vão em festas, fumam, se drogam etc, e despertam um pouco desse lado em Charlie, que vê neles os melhores amigos que teve na vida. Além disso um novo sentimento surge na vida de Charlie, onde ele sente-se muito atraído por Sam desde o primeiro momento em que a viu, a mesma no entanto acha que é apenas uma coisa passageira.


"Acho que, de todas as pessoas, você entenderá, porque acho que você, entre todos os outros, está vivo e aprecia o que isso significa. Pelo menos eu espero que seja assim, porque os outros procuram por você em busca de força e amizade, e é tudo muito simples. Pelo menos foi o que eu soube."
- Charlie


O desenrolar do livro se da em Charlie vivenciando cada vez mais essas novas experiencias em sua vida junto de seus novos amigos, que o estimulam a experimentar cada experiencia nova.

O livro é totalmente escrito em formato de diário, vamos descobrindo o desenrolar da estória apenas segundo a visão do protagonista, o que é interessante, pois podemos sentir a metamorfose do personagem no longo do livro.

Os personagens do livro são muito carismáticos, impossível não gostar de Patrick e Sam mesmo que sejam uma influencia negativa para Charlie, no entanto eles libertam o protagonista de suas amarras que o impossibilitavam de vivenciar experiencias novas.

Em vários momentos do livro são citados fatos traumáticos que ao longo da estória vão montando o perfil psicológico de Charlie. Isso faz o livro possuir um formato de quebra-cabeça, pois cada fragmento pode ser interpretado de diferentes formas já que possivelmente foi narrado por um personagem com problemas psicológicos.

"Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer."
- Charlie

"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."
- Charlie


Mesmo antes do fim já percebi que o livro faria parte de meu "top five", sem dúvida alguma é o melhor livro que li no ano e a estória mais curta que me cativou em tão pouco tempo na vida. Realmente me senti na pele de Charlie em vários momentos e em outros me identifiquei bastante com ele, acho que todos nós que já passamos por essa fase da vida nos vemos um pouco em Charlie, e acho que por isso o livro é tão especial, pois faz relembrar de momentos que já vivenciamos e formam o que somos hoje, sejamos Charlie, ou Garibaldi, ou o que for.

Recomendo muito esse livro para qualquer pessoa que seja madura o suficiente para interpreta-lo, pois apesar da leitura ser recente, acredito que não mais esquecerei do que li, realmente espero que todos que leiam não interpretem o livro como apenas "modinha" ou  mais um qualquer na prateleira.

"Eu me sinto infinito"
-Charlie

9 comentários:

  1. Li esse livro recentemente, e ele me surpreendeu. Não esperava algo tão incrível, tão simples e tão rico em suas pequenas coisas.

    Acredito que é um livro com um diferencial que cativa, os personagens em seus detalhes fazem uma história comum e imperfeita, mas torna a leitura excelente.

    Realmente é um livro que merece estar no "top five".

    Obrigada pela sua resenha e opinião!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alice, obrigado por comenta (:

    Também fui muito surpreendido no modo simples e inocente como é narrado e em como tudo se transforma de um modo imperceptível em tão poucas páginas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha. Assisti o filme e achei realmente muito bom, agora quero muito ler o livro.
    Tenha uma ótima semana >.<


    elaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Esse livro já está na minha lista de futuras leituras ha algum tempo, mas vivo adiando a leitura, por achar que ele poderia ser um pouco dramático demais, mas pelo jeito é uma leitura bem legal.

    Acho que finalmente vou dar uma chance pra ele.

    Abraços

    Nel
    maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Nel, garanto que não irá se arrepender, até porque o livro é pequeno mesmo hehe (o que para mim não foi algo bom, na metade do livro já estava com pena de terminá-lo). Espero que ele seja tão especial para você quanto foi para mim. Boa leitura :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique, obrigado por comentar :D

    Não tive a oportunidade de ver o filme ainda, já ouvi alguns comentários de que não faz jus ao livro, como qualquer adaptação, mas de qualquer modo o elenco é ótimo, não poderia ter sido uma escolha melhor do que Emma e Ezra como Sam e Patrick, então não vejo a hora de olhar!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sabe, As Vantagens de Ser Invisível não tinha me atraído por causa da temática adolescente. Mas sua resenha me deu outra perspectiva. Gostei.

    Abraço, Gabriela
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Devorei esse livro. Foi uma história que não consegui parar de ler. A simplicidade da narrativa e personagens fáceis de se identificar, foi algo que gostei. Não consegui ver o lado negativo da amizade de Sam e Patrick que tu comenta; claro que teve coisas que fez ele sofrer, mas a importância que esse encontro deles teve na vida do Charlie foi grande demais.

    ResponderExcluir
  9. Olá Thyeri, realmente escrevi as palavras erradas no que queria dizer. A parte da influência negativa estaria mais para rebeldia, no ato de influenciar Charlie a ir em festas, fumar, usar drogas etc, o que para o contexto da estória pode não ter sido ruim, mas na sociedade atual eles seriam considerados má influencias. Mas realmente é indiscutível a importância que esse encontro causou na vida de Charlie.

    ResponderExcluir