Resenha (049): O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

terça-feira, 18 de junho de 2013

Resenha (049): O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

Título original: Miss Peregrine's: home for peculiar children (RIGGS, Ransom)
Gênero: Ficção/Lit. Inglesa
Editora Leya, 336 páginas

E, aí pessoal! Estou de volta mais uma vez, trazendo hoje um livro que é peculiar não somente no título. Ganhei O orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares em uma cortesia no Skoob. Mal recebi e já comecei a lê-lo.
O livro, escrito em primeira pessoa traz o personagem Jacob (narrador), que cresceu com seu avô, Abraham Portman, contando histórias sobre o lugar onde viveu parte de sua vida após ser refugiado da guerra.O lugar era um orfanato, onde, segundo ele, existiam crianças com dons especiais, como por exemplo, invisibilidade, força absurda, abelhas no interior do corpo, entre tantos outros dons e personagens que fizeram parte da infância de Jacob através das histórias contadas por seu avô.

O tempo passa e o rapaz cresce (tendo 16 anos), deixando então de acreditar nas "baboseiras" e nas "imagens fajutas" que seu avô mostrava. Até que algo terrível acontece: seu avô é brutalmente assassinado, e ninguém sabe como. Porém, antes de morrer, Abraham deixa uma mensagem a seu neto. Mensagem essa que fica martelando na cabeça de Jacob por um bom tempo, até que finalmente o rapaz resolve ir atrás do passado de seu avô, tentando encontrar a verdade por trás da morte do mesmo. O destino: uma pequena e pacata ilha na costa do País de Gales, à procura do Orfanato da Srta Peregrine. Lá ele encontra as ruínas do orfanato e, enquanto Jacob explora os cômodos do local, alguma coisa acontece.

"(...) Acho que conheço esse lugar de que você está falando. Fica longe, lá do outro lado da ilha, depois da charneca pantanosa e da mata, mas eu não pensaria em perambular por lá sozinho se fosse você. Afaste-se demais da trilha e nunca mais vão ouvir falar de você. Não tem nada além de mato, lama e bosta de carneiro para impedi-lo de cair de um precipício sobre rochas pontiagudas."


A julgar o livro pela capa e pela sinopse (e até mesmo pelo início da história), o que muitos podem esperar é que se trate de algo voltado ao terror. Mas já adianto que não: trata-se de um suspense, muito bem elaborado por sinal. Para vocês terem uma ideia, eu demorei 4 dias para ler - só não li em menos tempo porque andava muito ocupada - e enquanto não estava lendo, ficava na ansiedade, pensando: "daqui a pouco chego em casa e volto pro livro... preciso saber o que aconteceu com personagem x". A escrita é totalmente envolvente, descomplicada e os questionamentos ao longo do desenrolar a estória faz com que o leitor não queira largar o livro até que tudo seja desvendado.

Como eu disse, há muitos questionamentos em torno do livro, e à medida em que um vai sendo desvendado outro já vem surgindo. Quer dizer, quem é a Srta Peregrine e as crianças que ficavam sob seu resguardo no orfanato? Será que tudo o que o avô de Jacob disse é verdade? QUEM - ou o que - matara seu avô? Essas e outras questões são esclarecidas a cada página. É mistério atrás de mistério!
E já adianto que a história possui uma sequência, cujo título ainda não foi divulgado. Estou ansiosíssima pelo próximo livro!

Uma coisa que eu PRECISO compartilhar com vocês - e espero que muitos me perdoem, porque de certa forma é um spoiler - são as imagens que o livro possui. Eu confesso que algumas imagens realmente me assustavam ao virar as páginas. Vou postar agora algumas das que mais me assustaram:






E eu descobri, pesquisando sobre o livro, que na realidade era para o mesmo ter sido publicado apenas como uma espécie álbum de fotos/ilustrações. Lembrando que as imagens que constam no livro são reais, emprestada de colecionadores (inclusive ao final do livro é apresentado um sumário das imagens, com os nomes dos donos). Eis então que surgira a ideia de criar uma história EM CIMA das fotos! E é muito legal ver que a mescla deu super certo: cada imagem, em sua ordem, dá sentido à historia.

Outro fato curioso é que, ao terminar de ler o livro, eu pensei: Uau, esse livro é algo digno de uma produção do Tim Burton! E para a minha surpresa, quando olho a contra-capa do livro, tem o comentário do Tim dizendo: "Parece algo que eu teria feito". Inclusive os direitos de adaptação do livro foram vendidos à 20th Century Fox. Será que o Tim vai entrar nessa? Tem-se rumores, mas nada confirmado. Vamos torcer!

Enfim, O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares é um livro que eu recomendo a todos os gostos e idades. O livro transpira criatividade, mistério e bom humor, trazendo uma leitura envolvente e cativante. Uma experiência, de fato, peculiar!

Era isso, espero que tenham gostado da resenha. Até a próxima, pessoal! =)

6 comentários:

  1. Nossa! Não era o que eu esperava! Adorei demais, ainda não li muito deste gênero mas estou bem afim de começar. É tão diferente imaginar que a história foi escrita sobre fotografia, ainda mais umas tão assustadoras, detesto palhaços!
    Adorei a resenha!
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
  2. Nem eu...quando comecei a ler o livro, de cara já quebrei a cara. Mas ainda bem que quebrei positivamente! Não era o que eu imaginava, mas também é maravilhoso. Eu super recomendo, leia o quanto antes. Não vejo a hora de ler o próximo volume e o livro se tornar filme - e espero que isso aconteça sob a direção do Tim, tem TUDO a ver com ele.


    Obrigada por comentar, e não deixe de acompanhar o blog.


    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu realmente amei o livro e concordo com tua opinião. Eu já o li e adorei. As imagens me prenderam ainda mais e deixaram a história ainda mais incrível. As perguntas enchem nossa mente e quando são resolvidas.... nossa....

    amei a resenha, mesmo.

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  4. É ótimo, né? Fico imaginando como vai ser a adaptação nas telinhas!!


    Obrigada por comentar, e não deixe de acompanhar o blog. =)

    ResponderExcluir
  5. Preciso preciso preciso ler esse livro! Mesmo não sendo voltado ao terror, a temática dark me interessa e muito, as imagens são sensacionais e meu professor de literatura já disse que é a minha cara. Depois do seu post então, vou comprar ainda essa semana! rs


    www.corpselolita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pois leia logo! hahaha, se é a tua cara, tenho certeza que tu vai curtir. Depois volte pra me dizer o que achou. ;)


    Obrigada por comentar, e não deixe de nos acompanhar.


    Abraço!

    ResponderExcluir