Resenha (052) - Demasias

terça-feira, 2 de julho de 2013

Resenha (052) - Demasias


Título: Demasias

Autora: Mariana Bernardes
Editora: Multifoco
Gênero: Poesia
Número de páginas: 70
Ano: 2013

Olá pessoal, já vou anunciar de imediato que estou aqui para realizar talvez meu maior desafio nesse blog. A autora Mariana Bernardes, criadora de nosso blog parceiro Resultado Desastroso entrou em contato comigo solicitando parceria e em seguida me enviou seu livro.

Até ai tudo bem, mas a moral de estória é que eu não entendo de poesia, e o último livro que li desse gênero foi para me preparar para o vestibular, então não imaginem que foi uma leitura prazerosa.

Mas de qualquer maneira aceitei o desafio, e venho na postagem de hoje contar para vocês o que achei dessa viagem pelos sentimentos da autora, onde tudo é exagerado e desajustado e de certo modo empolgante, pois cada estrofe não está ali para simplesmente ser lida, mas também sentida.


O livro é curto porém suficiente, 70 páginas pode parecer pouco, mas diferente da literatura comum, acredito que o poeta exprime seus sentimentos nas palavras, e não apenas as escreve, e realmente podemos perceber muito disso no livro.

Pude perceber que a maioria das poesias possuem um tema dramático ou exagerado, deixando o livro um pouco frio e obscuro, gostei disso, e pude me identificar em vários poemas, retratando sentimentos que um dia já passaram por minha vida ou apenas sentindo o que cada um esconde por trás das palavras.

A linguagem utilizada é um pouco complexa se comparada a literatura normal ( lembrando, estou dando minha opinião como um leitor de literatura, então muita coisa que estou escrevendo pode parecer bobagem para fãs de poesia). Mas foram poucas as vezes que precisei do auxilio de um dicionário.

Bom pessoal, eu acho que li esse livro de forma errada, pois não aproveitei muito para mergulhar nas palavras e sentir o significado de cada poema. Acho que a melhor maneira para lê-lo seria de forma calma, digerindo melhor cada poema, ou até mesmo de forma aleatória, abrindo em uma página qualquer e degustar a leitura.

Acho que todo fã de livros de poesia dramática deve ler Demasias, pois demonstra os sentimentos de uma jovem escritora que pode ser os mesmo de quem está lendo. Obrigado a todos que leram até aqui, e até a próxima resenha!

"Cresci assim:
Exagerada
Por vezes sentia demais
Até quando queria sentir nada.
Vivi mais do que deveria
Em um tempo desarranjado.
Me criei desarranjada.
Tentei me encontrar fazendo de tudo
Fui o mais fundo que poderia chegar,
Ceguei.
Em um repentino despertar,
Vi-me desesperada.
Mudei, mudei e continuarei mudando
Mas no meio disso encontrei um lar:
As palavras, a poesia
Desde então vivo
E dou vida à tudo em
Demasia."

2 comentários:

  1. Oi Garibaldi, achei muito legal você ter aceitado resenhar um livro tão diferente dos encontrados na maioria dos blogs de literatura jovem. O legal da leitura é poder fazer exatamente o que você falou, se desafiar e ler algo completamente diferente do habitual.

    Parabéns pela resenha.

    Nel
    http://www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Nel, obrigado pela visita =)
    Realmente é muito interessante essa experiencia, ultimamente estou lendo livros que não leria a alguns anos atrás, e esses mesmos livros acabaram se tornando meus favoritos. Com isso aprendi a não ter preconceito com gêneros literários, afinal, quando o livro é bom não importa a maneira como foi escrito hehe!

    ResponderExcluir