Resenha (053) A Metamorfose

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resenha (053) A Metamorfose

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Gênero: Novela, Ficção
Editora: L&PM
Nº de páginas: 144





Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito feliz por colaborar com a equipe do Labirinto Imaginário. Meu nome é Kauê Vargas Sitó, sou natural de Alegrete-RS e tenho 22 anos. Atualmente moro em Porto Alegre e faço Licenciatura em Letras Português-Inglês no Instituto de Letras e Vernáculas da UFRGS. 

Em segundo lugar, estou contente por falar de um livro que foi extremamente significativo para mim. E numa data pertinente! Hoje, 3 de julho de 2013, Franz Kafka estaria completando 130 aninhos. E apesar da “idade”, a literatura de Kafka ainda se mostra perfeitamente atual. 

O rostinho simpático ao lado é Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924), o qual foi um dos maiores escritores de ficção do século XX. Kafka vinha de família judia e escrevia em língua alemã. Vou aproveitar a oportunidade para falar um pouco sobre A metamorfose (Die Verwandlung, em alemão), novela importantíssima publicada primeiramente em 1915, sendo o texto mais difundido, estudado, analisado, dissecado e conhecido de Kafka. Apesar de ser publicada apenas em 1915, foi escrita em 1912 em um espaço de 20 dias. A importância dessa obra fica clara através das palavras de Heinz Politzer, especialista na obra de Kafka, o qual afirma que “depois da metamorfose de Gregor Samsa, o mundo onde nos movimentamos tornou-se outro”. 

“Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua casa cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, quando levantou um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido em segmentos arqueados, sobre o qual se mantinha com dificuldade. Suas muitas pernas, lamentavelmente finas em comparação com o volume do resto de seu corpo, vibravam desamparadas ante seus olhos”. 


É a partir dessa descrição do protagonista que Kafka desenvolve as preocupações do protagonista, primeiro relacionadas com sua metamorfose em baratinha, depois preocupações psicológicas e emocionais. O protagonista sente-se rejeitado pelos seus pais, sente-se como um peso na família, cabendo à irmã a responsabilidade de alimentá-lo. A obra, assim como boa parte da literatura kafkiana, tem bastante de autobiografia. É um livro macabro, angustiante e que te faz pensar e rever valores da sociedade.

Falei anteriormente que a obra era importante para mim. Pois bem. A metamorfose foi o livro que me resgatou das sombras (lol). Não tinha o hábito de ler regularmente, até que uma amiga me emprestou alguns livros do Nelson Rodrigues e também A invenção de Morel do Adolfo Bioy Casares. Além disso, ganhei um livro do Bukowski e, finalmente, o livro do Kafka. Se hoje curso Letras, tem uma boa parcela de culpa da barata, digo, do Samsa. 

E eu já falei que a obra era perfeitamente atual? Pois então. O doodle de hoje do site da Google era nada mais nada menos que Samsa, em alusão ao 130º aniversário de Kafka.


“‘O que terá acontecido comigo?’, ele pensou. Não era um sonho”. A resposta para essa pergunta pode ficar em aberto, mas durante a leitura você pode vir a encontrar respostas para alguns dos seus próprios questionamentos sobre a vida. É leitura pra começar ontem!

TRANSMÍDIA

Metamorphosis é uma impressionante adaptação de Chris Swanton para a obra de Kafka. É o primeiro longa metragem de língua inglesa.






Metamorphosis: Immersive Kafka é um filme no estilo POV (point of view), que faz o espectador imergir no mundo de Samsa, vendo as coisas através dos seus olhos. O filme completo pode ser assistido aqui.















O jogo Bad Mojo é ligeiramente baseado no plot de A Metamorfose. Nesse jogo o personagem é transformado em barata e precisa explorar o mundo do ponto de vista de um inseto.









Bom, para um post de apresentação, acho que está legal. Espero que tenham gostado. Espero também começar a contribuir regularmente. Próximo post: possivelmente sobre Frankenstein! See ya soon then.

2 comentários:

  1. Deu muita vontade de ler!
    Aliás parabéns, postagem bem completa. vi a homenagem do google e li um pouco sobre ele... o livro parece ser curioso... algo justifica a transformação? (prefiro que não sinceramente)

    ResponderExcluir
  2. Então, acho que é meio spoiler revelar isso. :) Muito obrigado pelo comentário e boas leituras!

    ResponderExcluir