Resenha (065): Eu sou o número quatro

sábado, 21 de dezembro de 2013

Resenha (065): Eu sou o número quatro


Título: Eu Sou o Número Quatro
Autor: Pittacus Lore
Gênero: Ficção Científica
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Nº Paginas: 352

Olá pessoal, faz um certo tempo que não publico resenhas, devido ao fato de que já fazia algum tempo que não conseguia terminar um livro, mas esse recesso acabou.

Eu sou o número quatro é o primeiro livro da saga de ficção cientifica Os Legados de Lorien. O livro conta a estória de um dos nove lorerianos, uma raça alienígena do planeta Loríen, que fugiram de seu planeta antes dele ser destruído pelo povo Mogodoriano. Estes nove lorerianos são crianças com a capacidade de desenvolver seus legados, poderes especiais que vão surgindo gradualmente, e foram despachadas para a terra no intuito de fugir dos mogodorianos e desenvolver seus legados para que um dia tenham força suficiente para enfrentar a ameaça.


Primeiro legado.
Antes de começar o o primeiro capitulo do livro, somos colocados na pele do número três, que está sendo caçado pelo movo mogodoriano, e logo após sua morte é anunciado o primeiro capitulo, e encarnamos no número quatro. O número quatro vive com seu cepan Henri, um tipo de conselheiro guardião, e após um incidente devido a morte do número três, precisa se mudar sem deixar rastro nenhum para trás, assumindo outra identidade, dessa vez como John Smith.

Eles acabam parando na cidade de Paradise para uma nova vida, no entanto nessa cidade ele acaba criando laços que não havia conhecido antes, como um amigo e uma garota por quem se apaixona, no entanto isso acaba sendo perigoso, pois seus legados estão se desenvolvendo, e cada vez mais ele está chamando a atenção do povo mogodoriano, que já está na terra, e a cada minuto está mais perto de descobrir sua identidade.


Eu sou o número quatro dentre os livros que já li é o que mais transparece o gênero ação/aventura em tempos modernos. A narrativa na visão de um só personagem e a pouca presença de momentos fora da linha da estória fortalecem esse gênero, fazendo o livro se tornar linear e com a ápice da estória crescente, garantindo um final de tirar o folego.

Gostei bastante do filme (uma coisa bastante incomum, pois não costumo olhar muitos filmes e séries), mais do que do livro (outra coisa bastante incomum), mas acredito que gostaria mais da leitura se tivesse assistido depois de ter lido, pois a estória do livro parece perfeita para ser adaptada para o cinema, já que não tem muita enrolação, o que fez o livro não acrescentar nada de muito diferente do que já havia visto no filme.


Apesar do estória conter originalidade em alguns aspectos, os personagens acabam sendo comuns e com bastante clichês, como o protagonista ser o garoto novo da escola, o nerd, que acaba se tornando melhor amigo do protagonista, a garota inocente que acaba se apaixonando pelo protagonista, e o ex-namorado dela que é o valentão da escola. Esse aspecto vai evoluindo com o tempo, mas não chega a mudar completamente.

Recomendo esse livro para todo fã de ficção cientifica, e procura um livro linear com uma estória sem muita enrolação, e também recomendo que após a leitura seja visto o filme, pois é espetacular. Pretendo ler em breve o restante dos livros da série, por enquanto tenho apenas a continuação O poder dos seis, mas na primeira promoção adquiro os outros. Espero que tenham gostado da resenha de hoje!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário