Resenha (068): Bruxos e Bruxas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha (068): Bruxos e Bruxas


Título: Bruxos e Bruxas
Autor: James Patterson e Gabriela Chabonnet
Gênero: Fantasia
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Nº Páginas: 288

O livro Bruxos e Bruxas conta a estória dos irmãos Whit e Wisty Allgood (nomes bastante sugestivos para bruxos), que foram arrancados de sua casa e de seus pais no meio da noite por soldados da Nova Ordem (N.O), para serem levados a um tribunal, sendo acusados de serem bruxos, no entanto isso não aconteceu com exclusividade a essa família, milhares de jovens passaram por isso e outros estão desaparecidos.

A Nova Ordem é um governo opressor, que dita que jovens com idade abaixo de 18 anos são suspeitos de conspiração, e a força que comanda tudo isso é o Único que é o Único, que extingue com qualquer tipo de liberdade de expressão, como música, filmes, livros, arte, e a tão temida magia.

Antes que pudessem se defender de algo, os irmãos Allgood são presos, junto de milhares de outras crianças, no entanto eles ainda contam com os poderes ainda adormecidos e pouco controláveis que possuem, que podem ajudar a garantir sua liberdade e a destruição da Nova Ordem.

"Eles têm medo de você. Eles tem medo de todos nós."



Esse é o primeiro livro da editora Novo Conceito que leio, e o trabalho da capa está incrível, desde o material utilizado até a ilustração.

Bom, este também é o primeiro livro do autor que leio, que na verdade, não sabia que escrevia fantasia, mas no fim acabou escrevendo uma boa estória do gênero.

Primeiramente achei a estória fantástica, rápida e linear, sem muita enrolação e com uma narrativa fácil de entender, algumas poucas coisas me incomodaram durante o percurso da leitura, mas no final o resultado ficou excelente, e já estou contando as moedas para comprar o segundo livro da saga.

O mundo criado é distópico, onde um governo autoritário é responsável pelo controle opressivo da sociedade, sendo controlado por uma pessoa, podendo ser referenciado na série Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins, que também utiliza de um mundo distópico.

"Agora, a Nova Ordem controla quase toda a Superfície que é, como posso dizer, o mundo normal ao qual vocês estão acostumados. O Submundo contém o resto do universo conhecido, a Terra das Sombras e as outras dimensões. Por enquanto, a N.O. não manda em tudo quanto é lugar. Mas o pessoal que trabalha nela está tentando. O Único Que É O Único quer o controle total. E, por alguma razão, vocês estão no caminho dele. Esse é um quebra-cabeça que vocês têm que resolver."

O livro é narrado pela perspectiva dos irmãos Allgood, sendo separado por capítulos com o nome do personagem estará como narrador. Uma coisa que me incomodou, pra falar a verdade, a coisa que mais me incomodou foi o número de páginas de cada capitulo, que vai de 1(sério) até no máximo 5, isso acaba  fazendo com que algumas partes importantes passem rápido demais, no entanto é um livro juvenil, então não poderia ser tão diferente.

A linguagem utilizada na narrativa, apesar de ser um livro de fantasia passado em um mundo distópico. é contemporânea, com uma série de termos e referências ao mundo e a cultura atual. Realmente gostei do modo irônico utilizado em alguns diálogos, principalmente pela fala da personagem Wisty.

Bom pessoal, gostei bastante da série e pretendo em breve (assim que comprar) ler o próximo. Recomendo para quem gosta de fantasia, sem romance, e quer uma leitura rápida sem se prender em muitos detalhes e uma quantidade grande de personagens, e também para quem é fã da parte distópica de Jogos Vorazes. Acredito que esse livro merece uma breve adaptação cinematográfica, espero logo ver notícias sobre hehe.

"Eles têm medo de mudança, e nós precisamos mudar
Eles têm medo dos jovens, e nós somos os jovens.
Eles têm medo de música, e música é a nossa vida.
Eles têm medo de livros e do conhecimento, e de ideias.
Acima de tudo, eles têm medo da nossa magia." 

4 comentários:

  1. Olá Rafael!
    Eu acabei lendo metade em um dia e demorei mais alguns pra ler o resto hehe. Já comprei o segundo da série (estava +- barato no submarino, mas não resisti), e pretendo ler logo, em breve já vai ter a resenha dele!

    ResponderExcluir
  2. Já ia te repreender aqui por ter colocado o "Guerra dos Tronos" só em 9º! AHSUHASUHASUHAS
    Leia sempre os livros antes, vai acabar gostando muito mais. No mais, não tive oportunidade de ler os outros livros.

    Abraço!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. hehe, pois é, acabei demorando para adquirir os livros e olhei a série primeiro, mas só a primeira temporada, o restante faço questão de ler ainda kkk! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Também gostei bastante do livro, tanto que o li em praticamente um dia, o clima da história chegou a me lembrar um pouco V de Vingança por causa do governo totalitário. O Único que é Único parece ser um personagem bem interessante, espero que nos próximos livros ele seja bem desenvolvido e não seja apenas um 'vilãozão' genérico, enfim recomendo a saga, e espero ler logo o segundo livro.

    ResponderExcluir