Resenha (003) - A Companhia Negra

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Resenha (003) - A Companhia Negra


Livro: A Companhia Negra (COOK, Glen) 
Editora Record, 308 páginas.

Sinopse: "A Companhia Negra é um grupo de mercenários com uma história que remonta a séculos. Numa tentativa de reviver o passado de glórias, ela se une ao exército da Dama, uma feiticeira de poder inigualável que acordou de um sono de eras para reconquistar tudo que perdeu. A Companhia se vê envolvida, então, em muito mais do que campanhas militares: ela precisa sobreviver aos conflitos extremamente traiçoeiros entre os servos da Dama. Num mundo onde a magia está presente em cada esquina, toda rua esconde segredos maravilhosos... e perigos mortais."


O que me levou a querer ler este livro foi uma descrição  feita por Glen Cook sobre seus personagens, que está na contracapa do livro.

“Eles são figuras reais, inspiradas nos homens e nas mulheres de carne e osso com os quais servi”.


E eu realmente percebi na leitura que mesmo com toda fantasia envolvida, os personagens são bastante humanizados em suas atitudes e conflitos.

A história é narrada por Chagas, o médico e analista de uma companhia de mercenários, chamada Companhia Negra, reconhecida por seu passado glorioso e por honrar seus contratos. Ao registrar os fatos presenciados por ele, Chagas expões suas emoções. Ele escreve os registros nos anais apresentando cenários e personagens como se já os conhecêssemos, causando certa estranheza nas paginas iniciais.

A Companhia Negra começa esta história em sua decadência, agindo como guarda pessoal de um síndico numa cidade em constante guerra civil. Ao receber proposta de contrato do feiticeiro conhecido como o Apanhador de almas, seus integrantes rumam ao norte, sem saber ao certo o que os aguarda. Com isso são introduzidos numa disputa por poder que se estende pelo mundo.

De um lado desta trama politica está A Dama, uma poderosa feiticeira renascida após séculos de confinamento, que já governou o mundo e tenta retomar seu antigo domínio, com seus aliados chamados de os Tomados, ao qual o Apanhador de almas faz parte. Do outro lado da disputa estão os rebeldes que supostamente lutam pela liberdade do povo.

A magia está presente desde intrigas inofensivas engraçadas aos grandes combates épicos, que são os momentos mais detalhados, com muitas intrigas e estratégias obscuras.

Apesar de a companhia lutar apenas por dinheiro e parecer não ter valor moral algum, parte de seus soldados passam a ter conflitos em relação a seus conceitos do bem e o mal, principalmente Chagas que em algumas partes filosofa sobre esse tema e se autocensura nos registros.

A escrita  é simples sem rodeios em suas descrições, fazendo com que o  leitor precise criar os detalhes em falta, isso foi muito interessante pra mim, no final do livro havia criado cenário quase completo desse mundo sombrio, quase, pois apesar de me esforçar, não consegui formar geograficamente este mundo. Claro que isso não atrapalha o entendimento do livro, mas senti falta de precisão nas informações.
Outra coisa que gostei foram os nomes dos personagens, todos são conhecidos por apelidos simples, o que facilita muito decorá-los.

Mas este é apenas o primeiro livro da série As Crônicas da Companhia Negra, originalmente lançada na década de 80 e que possui até então 10 volumes.

Estou ansiosa para saber o que acontecerá nos próximos volumes e também e um pouco decepcionada pela demora do mesmo, sendo previsto seu lançamento no Brasil para o primeiro semestre de 2013.

Espero que gostem. Comentários e críticas são bem vindos.

5 comentários:

  1. Post incrível, vou procurar este livro para comprar, continuem fazendo isso e facilitando-nos a hora da escolha =D

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada por sua opinião! Espero que goste do livro! De qualquer modo volte pra nos dizer o que achou.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha, e do fato de você ter tornado a escrita um ponto positivo por dar espaço a imaginação. Fui bem negativa quando li esse livro, pois achei que ele pareceu resumido demais... Alguns fatos importantes passavam muito rápido, assim como alguns acontecimentos banais, como um jogo de cartas recebia muito destaque. Mas os personagens foram muito bem criados, não há nenhum que não seja maravilhoso em seus detalhes. xx

    ResponderExcluir
  4. Comecei a leitura e achei o primeiro capítulo mezzo confuso, mezzo introdutório demais. Mas, ainda assim me chamou a atenção, posso até prever que será uma leitura lenta, mas de uma história fantástica.


    http://sybilspage.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. shadows linger livro 2 da companhia negra traduzido do espanhol para vc que como eu não consegue esperar pela publicaçao no brasil. não sou espescialista em tradução mas esta totalmente compreensivel.

    https://www.facebook.com/groups/theblackcompanybrasil/

    ResponderExcluir