Alfinetada Literária (001): Jogos Vorazes

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Alfinetada Literária (001): Jogos Vorazes

Antes de qualquer coisa, como é minha primeira postagem eu vou me apresentar.
Meu nome é Cristian e eu vou estar postando críticas sobre livros no Blog de agora em diante.
Continuando. Todas as críticas que serão postadas nesse quadro tem tom humorístico e não tem nenhum objetivo de ofender qualquer autor ou obra aqui citadas.
Espero que gostem, e vou adorar receber críticas no mesmo tom. o/


E agora. Sem mais lenga-lenga, que venha a primeira crítica!


Blood: Round One!


Também conhecido como Hunger Games

Sim, nenhuma pessoa em sua sanidade total escolheria um dos livros de maior sucesso da atualidade pra começar a falar mal. Mas já entrando no espirito de "CQC", ou "Custe o que custar". Vai ser isso aí mesmo.
Happy Hunger Games, and may the odds be ever at your favor!


Antes de começar a liberar as bombas, eu queria dizer que esse livro parou a minha vida, eu li os três livros em questão de 4 dias, no máximo. E está o nosso camarada Garibaldi, que não me deixa mentir e é testemunha disso. Eu achei ele maravilhoso, é um dos poucos livros que me causou uma ressaca literária daquelas que você não consegue parar de falar no livro, ao ponto dos seus amigos te acharem um chato. Daquelas que quando chega no final, você nem sabe mais o que vai fazer da vida.

Agora que eu já alegrei a direita, vamos a minha parte favorita, a esquerda!

COMEÇO ENROLADO


Eu até hoje quero saber quem foi o "gênio" que tirou
a Maggie do filme, pra por aquela história idiota de
"Achei o Mockingjay no Hobb" Era uma das melhores
partes do começo ¬¬






Eu admito que apesar do começo ser interessante, pela narrativa, a história complexa dos personagens, blá blá blá, quando você ouve falar de um livro onde 24 pessoas lutam até a morte, você espera pelo menos alguns litros de sangue jorrando antes da metade do livro. O que aqui não é o caso. A primeira metade do livro, pra quem tem a dificuldade de "entrar no mundo" que está lendo, parece ser totalmente parada, ao ponto de dar sono. Teve partes que até mesmo eu, que até aí estava gostando pensei: "PELO AMOR DE DEUS, EU NÃO QUERO SABER SOBRE ISSO, PULA ESSA MERDA COISA!". Tudo bem que a ideia é nos colocar no mundo em questão, para o leitor ter como entender os personagens e tudo que acontece. Mas eu conheço mais de 3 pessoas que eu considero muito mais dedicadas a livros do que eu, que tiveram que ir "engolindo" até chegar na arena.

QUE COMECEM OS JOGOS


Se você sobreviver até aqui, Vai começar a parte boa.(Só que não)
Existem partes no livro, que a Suzanne Collins se perde dentro da mente da Katniss e esquece de voltar pra realidade. Eu nunca me esqueço de uma parte do *SPOILER* (Selecione tudo pra ler)  Segundo livro, onde a Katniss fica quase uma página inteira imersa em seus dramas pessoais: "Ai meu senhor fico com Gale ou Peeta? Ai como é difícil ser eu.*Fim do Spoiler*.
Tudo bem... nós leitores gostamos de ouvir os pensamentos dos personagens e saber o que eles pensam, como pensam e tudo mais. Mas é realmente necessário ser massante assim? a Katniss teve muitos momentos "Isabella Swan" (Sim , eu vou fazer um post sobre crepúsculo eventualmente. Já digo:eu li, os três livros, e não gostei.) durante os três livros, e isso estraga completamente a ação do livro, como na famosa parte da caverna, que de tão longa e massante, foi praticamente cortada do filme. (Eu acho que o filme podia ter dado mais detalhes... aquela parte não é tão tão ruim. Mas ela realmente foi longa, massante , e continuou batendo na mesma tecla.)[ O Capitólio quer ver amor meu povo, e temos que ter nossa cota de romance meloso.]
Eu consigo entender que aquela parte em si , foi pra explicar que tudo era um show, e que quem atuasse melhor venceria, blá blá blá. Mas se o leitor não entendeu as críticas ao Capitol até aquela parte do livro, ele não vai começar a entender com mais e mais melação, e quem já entendeu até lá, não precisa de muito pra ver. E quem não consegue se por nas situações da nossa querida garota em chamas, não vai conseguir com um parágrafo de insistência.
Mas seria injusto da minha parte, falar que a Suzanne Collins apenas errou nisso. Tem partes muito boas, muito mesmo. A conversa com o *SPOILER* Presidente Snow foi excelente(todas elas)*Fim do Spoiler* e as cenas onde há lutas estão tão bem detalhadas, que eu não precisei do filme pra ver as coisas acontecendo. Como por exemplo aquela cena onde *SPOILER* a Clove atira facas na Katniss e elas acertam a mochila. *Fim do Spoiler* Graças a esse estilo detalhista da narrativa eu consegui ver todas as cenas sem forçar a imaginação. Mas isso tem sua hora e lugar, e como todas as coisas, tem que ser na medida certa.

Não leia essa parte se você não quer spoilers.


BURACOS 



Parece que reciclaram os uniformes de Star Wars pros Pacificadores.
- Olá, eu sou um Star Trooper!.
Até hoje eu ainda quero saber... o que raios tinha dentro das mochilas da FoxFace e do Thresh, no banquete. Tá... Cato tinha uma armadura... Katniss e Peeta Remédio. E AS OUTRAS MOCHILAS?
O que o Thresh e a FoxFace precisavam desesperadamente e ganharam de tão bom?
O Livro está cheio de bons personagens e detalhes que foram abandonados. O Cinna por exemplo. Falam que ele foi torturado, mas não dizem o que aconteceu com ele. a História do Haymitch podia ser muito mais bem explorada. Esse tipo de coisa me irrita em livros com mais de um volume, como eles simplesmente esquecem de personagens.


FINAL


Essa parte é mais pessoal, que geral, e eu acho que todo mundo tem o direito de discordar e concordar do que achar melhor. Mas vamos lá:
>>>>>>> EU ACHEI O FINAL UMA MERDA. <<<<<<<<< Pronto, desabafei. Metade dos personagens que você torce pra sobreviverem até o final acabam morrendo, e de feliz o final não tem nada...
Acho que todos os leitores assim como eu, tiveram que ler duas vezes a parte do esgoto e pensaram: "EU NÃO ACREDITO QUE ELA MATOU ELE." E pensaram muitas coisas ruins sobre nossa querida autora e seus familiares. Tudo bem. Nós leitores temos que aprender que personagens vão morrer e não podemos nos prender a eles. Mas matar a Prim foi sacanagem com a gente. Sério, eu tive que ler aquilo 4 vezes pra acreditar. E o sumiço do Gale no final, onde eles nem mesmo tem uma conversa, uma despedida, também é complicado. Eu demorei pra entender que ela meio que largou uma indireta de "Nunca vou esquecer que foi a sua bomba que matou a minha irmã" e que ele achou que aquilo foi um "Eu não quero mais te ver" e se mandou. Mas o livro em si, que até aí foi extremamente detalhista e massante as vezes, acabou deixando passar por cima dessa parte.


Blood Round Two!

Nessa segunda parte , eu vou sempre por algumas considerações finais.

Volto a dizer que todas as críticas feitas aqui, tem como objetivo ser construtivas e divertidas. E não só esculhambar os livros e seus autores. E volto a dizer que eu AMEI o livro, mas te convencer a ler é função do Gariba, e não minha. o/ 

Caso alguem queira criticar minhas críticas ou falar sobre o assunto, acrescentar, dar sugestões, fazer declarações de amor, atirar sutiãs (Pronto, Parei) e tudo mais, pode sempre usar os comentários ou me mandar um e-mail para: crismuyo@hotmail.com onde eu vou ler, responder, e se for interessante, postarei na próxima vez que for fazer a crítica de um livro, na parte três.

Blood Round Three!

É o meu primeiro post e eu sei que tá uma merda bastante ruim, mas quando algo tá muito ruim, só tende a melhorar, não é verdade? 
Muito obrigado a todos os pobres coitados meus amigos que tiveram que ler as versões não finais desse post e obrigado a todos que me criticaram com o mesmo amor que eu critico os livros. o/
E eu prometo que vou parar de melação, falar de mim mesmo e explicar coisas, a partir dos próximos posts.

Final Round!

O próximo Livro será "Crepúsculo" ou "Ranger's Apprentice". Caso alguem tenha mais alguma sugestão ou queira ver algum livro bombardeado aqui, só entrar em contato pelo e-mail.

Uma anotação final... Se você vai transformar um livro em filme,não tenha medo de vazar ele. Deixe alguns leitores verem antes, assim você vai ficar com menos cara de idiota quando ficar uma merda coisa horrível.
Porque o filme em comparação com o livro... está totalmente quinta categoria. (Exceto a cena do Seneca, que foi ótima, e algumas outras.)
Fica como um Apelo a Suzanne Collins, se algum dia ela ler essa coisa: Você já deixou matar e estuprar o corpo estragarem o primeiro livro. Pelo amor que nós seus fãs temos a você. Proteja o segundo e o terceiro livro. Sem mais cortes nas melhores partes. Sem mais StarTroopers, e sem mais Mutações mal feitas. (Sim , eu queria os Lobisomens.)


7 comentários:

  1. ADOREI o post, bem como a nova seção do blog. HHAHAAHAHAHA

    Muito criativo e bem humorado. Bem-vindo à equipe!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha! Adorei! Falou tudo que eu pensava e não tinha para quem reclamar (visto que não tenho muitos amigos leitores). Também gosto muito dessa série, mas não é por isso que vou deixar de enxergar as "falhas". E bem, você foi super sensato, não exagerou em nenhum momento, soube criticar na medida certa! Isso é muito bom. Começou muito bem, obrigada pela postagem e espero ver outra em breve! xx

    ResponderExcluir
  3. Muuuito obrigado pelo comentário. o/
    E sim , a princípio será semanal... então só quarta que vem, ou segunda que vem. Mas como eu to com um monte de livros na cabeça já, eu to pensando em soltar outra fera no fim de semana o/.
    http://www.facebook.com/cristian.benites.96
    Se quizer conversar mais até lá. (Prometo ouvir suas reclamações ahahahah)

    ResponderExcluir
  4. Há, Isso é bom de ler, vindo da primeira pessoa que me criticou.
    Muuuuito obrigado , e foi um ótimo primeiro comentário. *-*
    E também sou muito fã das suas resenhas. o/

    ResponderExcluir
  5. Que querido! ahaheueh! valeu. :D


    Que venham as próximas alfinetadas! :P
    Abs

    ResponderExcluir
  6. gostei bastante do texto, mas quase parei de ler quando vi "antes de qualquer coisa" sendo usado duas vezes no mesmo parágrafo.

    ResponderExcluir