Alfinetada Literária (004): A Companhia Negra

terça-feira, 18 de junho de 2013

Alfinetada Literária (004): A Companhia Negra

Depois de muito tempo sem porrada sendo distribuída pra todo lado aqui. Que volte a ser ouvido o som do aço!
Com muito e muito esforço para ler esse livro, sinto dizer aos fãs: O bagulho aqui vai ficar L-O-U-C-O.
Vamos ao que interessa: A Companhia Negra.


Blood: Round One!

Também conhecido como "The Black Company"
 Essa é a parte em que eu normalmente amacio um pouco vocês, dizendo as partes boas do livro antes de soltar a porrada. Hoje, não será o caso. Eu posso contar nos dedos as partes boas do livro, e não preciso das duas mãos. Companhia Negra conseguiu ser um dos poucos livros que eu tive vontade de largar no meio, o que acabei não fazendo a pedidos. Então, sem mais delongas: Esse livro é T-E-R-R-Í-V-E-L. 



Síndrome da DDA (Déficit de Atenção). (SDDA)

Esse livro tem um sério problema de alienação. Parece que o autor em certos momentos estava digitando a obra no seu notebook quando ele derramou café no seu teclado, e após limpar o café e ver a merda que acabava de fazer, ele se lembra que estava escrevendo um livro. Tudo bem, quem nunca fez isso? O problema parceiro, é que esse cara em vez de retomar o trabalho de onde parou, ele simplesmente pensava: "Ok. Essa parte tá bom já, vou escrever outra coisa!" E assim foi durante todo o livro. Pulando partes, acontecimentos importantes, batalhas, etc. O livro tem tantos furos quanto uma peneira fuzilada por uma AK-47. E para ajudar, vou falar na segunda parte deste lixo dessa maravilhosa obra, a frase que o Gleen Cook mais disse ao longo da produção dele: "Estou sem idéias... Vamos a um jogo de cartas!"

Tonk!

Em vários momentos dessa verdadeira Odisseia do nosso querido Médico e Analista Chagas. Será mencionado um jogo chamado Tonk, uma espécie de Poker medieval. E acreditem, após a leitura desse livro, vocês vão odiar Poker, ou se tornar profissionais nele. Existem pelo menos 3 cenas no livro onde Tonk é o foco principal, e a conversa entre os personagens fica em secundário enquanto o Autor se perde descrevendo os... personagens?(Vamos falar disso na quarta sessão) Não... Os acontecimentos? Não... O mundo fantástico onde tudo acontece? NÃO! O Gleen Cook fica simplesmente descrevendo toda e qualquer ação DO MALDITO JOGO DE CARTAS. De forma que é possivel aprender a jogar poker em TRÊS páginas (Sim, você leu certo. "T-R-Ê-S") de jogo de poker com uma ou duas falas entre as jogadas. E eu QUERIA estar exagerando.
  
Esse livro ótimo. Só que N-Ã-O.

Mais um livro que tinha tudo para ser bom. O que me deu mais pena ao ler companhia negra, é o potencial jogado no ralo. O mundo, os vilões, as idéias, a Dama. Os personagens. TUDO tinha condições para ser maravilhoso, para ser uma verdadeira obra prima. Mas o mundo é mal explorado. Ao ponto de que o autor EXIGE que você saiba sobre o que ele está falando, mesmo não tendo te mostrado o mundo em questão. Lembro de uma parte no começo onde ele fala sobre a cidade como quem fala uma lista de compras. Só que ele esquece que nós não conhecemos nem as compras, nem a lista, nem nada! Enquanto ele poderia falar sobre a cidade em si, ele cita poemas e versos sobre a rainha de Belírio, que acaba nunca aparecendo na história, nem tendo importância nenhuma. Mas eu tive que ler uma página inteira sobre ela, pra descobrir que era uma cidade em decadência. Tudo no livro é mal explorado. Nada é explicado, nada é descrito.


Personagens muito bem trabalhados. (Até parece!)

Parceiro... você achava que tava ruim até aí? Pode piorar. Sempre pode piorar. Companhia negra tem alguns dos melhores personagens que eu já vi. Personalidade, poucos clichês. É um verdadeiro prato cheio. Só tem um problema: Pra começar... Nem nome eles tem! Isso se você não considerar "Tenente" como um nome. Ou Capitão, ou Calado. Todos são assim, o descaso do autor com os personagens já começa a ser exibido no nome, e termina com o fato de que nenhum deles foi descrito fisicamente do começo ao fim do livro. Tem também os personagens descartáveis: Aqueles que aparecem uma vez e somem no buraco do infinito, junto com a Mochila do Thresh e da FoxFace (vide Alfinetada Literária (001)) e o Ouro "roubado" do Apanhador de Almas. Essa pra mim é a pior parte do livro todo. O cenário é incrível por si só. Mas os personagens tinham tudo para serem perfeitos, inclusive o próprio Chagas, e são mal trabalhados ao extremo.

Final.

Como é um livro de dois volumes, eu vou me restringir a não falar mal do final. Apesar de ele te dizer: "Pelo amor de cristo compre o livro 2."
Eu só me pergunto, como Chagas e Corvo não entenderam que *Spoiler*A LINDINHA É A ROSA BRANCA.*Fim do Spoiler* Sério. Eu percebi isso no momento que a batalha começou. Aposto que os mais lerdos perceberam quando o Calado falou sobre o que aconteceu no segundo nível do Talismã. É simplesmente ridículo o quanto os personagens conseguem ser tapados as vezes nesse livro. Mas o final é incompleto, e não deixa com gosto de quero mais e sim de: "Boa tentativa em extorquir meu dinheiro."

 
Blood Round Two!


Sei que muita gente deve amar esse livro, e tentei manter a imparcialidade enquanto escrevia sobre ele. Mas foi absolutamente impossível me segurar com tanta coisa pra ser criticada. Espero que se algum dia o Gleen Cook ler isso ele não me odeie e apenas tente largar de ser preguiçoso e dar a devida atenção e trabalho as coisas que devem ser dadas, e não ao "Manual de Poker" da Companhia Negra, ou a Poemas e Versos bonitos. Obrigado a todos que leram até aqui.

Blood Round Three! 

Como eu tinha dito na postagem anterior, Essa alfinetada foi a pedido da Alice Rodrigues/ControleDeQualidade/MusaInspiradora. Que é quem lê meus rascunhos e Alfineta as Alfinetadas. Então ninguem além dela merece a dedicatória dessa. Obrigado pela atenção de sempre.

Final Round!

Recebi o pedido de Alfinetar e resenhar "Talisman" do King e esse vai ser um dos meus projetos.
Alice no País das Maravilhas e Eu sou Alice. ( Que é sobre a história real da moça que inspirou o livro ) Também são projetos Atuais. Assim como "As Vantagens de ser Invisível " (Que eu acho que vai sair primeiro.) Tenho que terminar Crônicas do Mundo Emerso Também. E Adotei o projeto pessoal de Alfinetar 50 Tons de Cinza. Ou seja. Estou ATOLADO. Mas prometo que não vou demorar tanto pra próxima Alfinetada. ( Ou pelo menos tentar )

Como anotação Final: Se você tiver um cenário maravilhoso e personagens cativantes planejados, e até vilões legais e tudo mais. Tenha a decência de largar a preguiça e planejar cada detalhe de tudo. E não deixe personagens legais como o "Apanhador de Almas" morrerem de forma tão chata.


6 comentários:

  1. Minha nossa! HAUAHAUHAUAH

    Confesso que tenho até uma certa curiosidade em ler esse livro justamente pela estória dele (embora não seja a primeira vez que eu leia "maravilhas" a respeito do mesmo). Todo mundo, sem exceção, fala que tinha tudo pra ser excelente se fosse melhor escrito e explorado.



    Btw, essa alfinetada de hoje foi forte, hein?! HAHAAHAHAH
    Até a próxima :D

    ResponderExcluir
  2. Até agora eu só tinha feito alfinetadas de livros que eu gostei. Esse foi o primeiro que eu não gostei. Acho que você entendeu a diferença ;)
    Sim... eu tive esperança de que o livro ia ficar bom. Principalmente na batalha final ,quando a guerra começa. Eu disse em voz alta: AH MULEKE, VAI VIRAR SENHOR DOS ANÉIS AGORA!
    Imagine a minha decepção quando a melhor parte da guerra é "esquecida" e meu entusiasmo foi pro ralo.
    E o Apanhador de Almas? sério. nunca vi Vilão mais legal. Eu me apaixonaria por ela fácil fácil. E ela tem um final totalmente sem sal.

    ResponderExcluir
  3. Cara como já fiz resenha sobre esse livro devo dizer algo, só que concordo tanto quanto discordo dessa alfinetada..

    Então...há muitas lacunas, partes esquecidas e poucos detalhes, coisas que seriam interessantes saber e blablá (isso já é bem batido), mas vamos lembrar que quem narra à estória é o Chagas, na maior parte sabemos só o que ele sabe não? (salvo sobre a lindinha, mas é compreensivel). Livros assim são sempre limitados.

    Tonk é chato pra caramba, sem mais. Quanto aos "nomes" dos personagens, adoro o fato de serem faceis, e como esperar algo diferente em uma companhia de mercenarios onde os integrantes devem abandorar seu passado?


    Ahh e tem "o Apanhador de almas" né, sabe eu gosto quando personagens legais saem do livro assim, sem delongas (como acontece com o Finnick em Jogos vorazes).


    De resto, concordo com as coisas batidas lá de cima, apesar de não sentir falta de cenários elaborados, e não gostar de livros muito mastigados. E afinal, pra que serviria a alfinetada se não doesse né!

    ResponderExcluir
  4. óun. Tinham comentado comigo que você adorava o livro. E eu fiquei meio evitando escrever pesadamente sobre ele.
    Quanto aos nomes. Sei lá, só acho que o Autor tem um descaso enorme com os personagens dele. O Chagas poderia dizer: O Calado é alto... careca e calado, tem olhos de tal cor , se veste assim assado. Covenhamos que ele ignorou totalmente isso.
    E Tem muita coisa que o Chagas "Esquece de mencionar". Como o que aconteceu com aquele ouro gigante do Apanhador de almas e pans. e Até batalhas são puladas e esquecidas , odiei isso. (Coisas que ele participou).
    A morte do Finnick e do Apanhador de Almas... sei lá , eles mereciam mortes grandiosas. deu raiva de ver morrerem igual merda esmagada XD.
    Como eu disse , o livro tem lá suas coisas boas. Mas isso foi escrito por uma pessoa , e pessoas tem opiniões. Respeito a sua. Mas a minha, e de muita gente é que esse livro poderia ser incrivelmente melhor.

    ResponderExcluir
  5. Só tenho uma coisa a dizer sobre o livro em questão:
    Ele é ótimo... Só que não!

    ResponderExcluir
  6. Só que N-ã-o. E o que achou da Alfinetada que pediu?

    ResponderExcluir