Resenha (062) - O Mistério da Estrela - Stardust

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Resenha (062) - O Mistério da Estrela - Stardust


O Mistério da Estrela - StardustTítulo: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor: Neil Gaiman
Gênero: Fantasia
Editora: Rocco
Ano: 2007
Nº Paginas: 280

Olá pessoal, cá estou eu de novo para resenhar outro livro daquele autor que se tornou um dos meus favoritos, Neil Gaiman. O livro da vez foi recomendado por minha namorada, que com um pouco de insistência me convenceu a ler.

O livro começa apresentando ao leitor a Muralha, um vilarejo que serve como uma divisa entre a terra encantada e a Inglaterra. Conhecemos Duston Thorn, um jovem que atravessa a fronteira para conhecer a feira da terra encantada. Nessa feira ele conhece uma jovem vendedora de flores que acaba tornando sua noite mais feliz. Nove meses depois Duston recebe em sua casa um bebê. Fim...


Tudo bem, o livro ainda não acabou, mas digamos que a parte relevante de Duston Thorn na estória acaba ai, logo após somos apresentados a Tristan Thorn, filho de Duston, que deve possuir a mesma idade que seu pai estava na parte anterior da estória. Tristan é apaixonado por Victoria, considerada a mais bela donzela de Muralha. Em uma noite, após avistarem uma estrela cadente, Tristan acaba prometendo trazer a estrela que os dois avistaram em troca de poder desposar Victoria.

Paralelamente a estória principal conhecemos a Fortaleza das Tempestades, onde seu senhor está a beira da morte e inicia uma disputa para que um dos seus três filhos vivos (contando os mortos ao todo são sete), possa herdar seu trono, tal disputa envolve encontrar uma pedra, que mais tarde descobrimos estar de posse da estrela. Também somos apresentados a três bruxas que estão longe de serem consideradas joviais, e também estão em busca da estrela, para comerem seu coração, que revitalizaria seus corpos e também seus poderes.

Quando Tristan encontra a estrela acaba descobrindo que sua materialização é semelhante a um ser humano, na verdade uma linda mulher, que se mostra bastante seca e grosseira quando Tristan acaba por acorrenta-la a fim de leva-la a força para a Muralha, mas essa jornada até lá é bastante longa e cheia de imprevistos, para a alegria do leitor.

Mais um livro de Neil Gaiman que entra para minha lista de favoritos, fazia um certo tempo que não lia o gênero fantasia, e posso dizer que o autor acertou em cheio nessas 280 páginas, que me fizeram adorar a estória sem sentir a necessidade de uma continuação, um livro com inicio, meio e fim.

O que mais gostei no livro foi como os enredos que foram apresentados paralelamente no inicio foram se tramando até chegar em um ponto só, algumas vezes é percebido durante a leitura que pequenos detalhes que pareciam tão insignificantes para o restante da estória se encaixam em determinado momento, até que no final tudo se encaixa de forma que nenhuma peça acabe sobrando ou faltando.

No entanto como de costume o inicio do livro é um pouco monótono, e as descrições, principalmente do ambiente, acabam se prolongando, fazendo com que o tempo que acabei gastando para começar a absorver a estória também tenha sido prolongado.

Mas para finalizar, recomendo O Mistério da Estrela para todos os amantes de literatura fantástica que procuram uma leitura rápida sem um grande prolongamento. Também recomendo para aqueles que como eu, são fãs do autor, e também para quem nunca leu nada dele, pois é um livro rápido, de fácil interpretação e com uma estória bela, emocionante e que como tudo na vida, acaba, mas sem deixar fiapos soltos.

Até a próxima pessoal, e boa leitura!!



2 comentários:

  1. Stardust é muuuuuito bom!!!! Quando você tiver a oportunidade, folheie a versão ilustrada do livro, é lindo demais!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, espero algum dia poder folhear a versão ilustrada mesmo!!

    ResponderExcluir