Resenha (066): Anjos e Demônios

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Resenha (066): Anjos e Demônios


Título: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Gênero: Suspense, Terror, Ficção Cientifica
Editora: Sextante
Ano: 2000
Nº Paginas: 480

Sinopse

Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.


Para começar o número da resenha já é meio chamativo pro nome do livro, mas enfim né...

 
Eae  galera, beleza?
Bom, o livro de hoje é esse aí. E, nossa, só tenho a dizer que é ótimo. O Dan (óia as intimidade) é ótimo, ele te prende do inicio ao fim. E os detalhes são ótimos, mas não do tipo pra “encher linguiça”, mas sim do tipo que faz o livro ter sentido e ser muito detalhado. Dá uma “visão” do que está acontecendo, como se de alguma maneira tu pudesse interagir com o personagem. Você sente afinidade com o Sr. Langdon desde o momento em que lê o primeiro livro (O Código da Vinci) acabamos por esperar mistérios e aventuras por trás de cada obra que ele irá apresentar pra nós. Desculpe não ter resenha do Cod. Da Vinci, mas já não lembrava nos mínimos detalhes da historia pra poder contar, e iria copiar o filme, que por sinal falta umas coisas bem legais por vir. Mas bora resenhar (essa palavra existe? O.o)

O livro começa quando Robert Langdon recebe um fax com uma imagem um tanto quanto surpreendente, sem acreditar em tudo o que estava acontecendo. Em uma série de fatos decorrentes após o ocorrido, Robert, sem ter noção do que está acontecendo cai em si, e percebe que está em um local aclamado chamado de CERN na Suíça, tendo como diretor Maximilian Kohler. Este acaba por chamá-lo ao se deparar com um dos seus mais renomados cientistas morto e marcado por fogo em seu escritório, cuja marca pertencia a uma sociedade secreta que todos acreditavam que estava extinta há muito tempo. A pesquisa fora roubada. Com sua nova pesquisa conhecida como antimatéria roubada, colocaria em risco o mundo, uma vez que com apenas uma pequena porção desta tecnologia seria capaz de aniquilar metade do mundo. Conhecida como Illuminatis e famosa por seus ambigramas (uma palavra que pode ser lida tanto de cabeça pra baixo quanto normal) o coloca em um emaranhado de confusões pra tentar salvar a cidade do Vaticano (sim o lugar dos papas).

Tendo como objetivo destruir a Igreja Católica e tornar-se líder mais uma vez os Illuminatis possuem uma poderosa arma roubada do CERN para conseguir atingir seu propósito, e isso que Robert tem que impedir. Com ajuda de Vittoria Vetra, filha do cientista morto eles desvendam o caminho da iluminação conhecido por levar pessoas inteligentes o suficiente para descobrir o refugio Illuminati, onde poderiam por fim acabar com o terror que se passava no Vaticano na mesma época em que era feito um conclave para a escolha de um novo papa. Passando por catedrais, criptas, fontes e decifrando enigmas eles têm que ate a meia-noite para solucionar o mistério, caso contrario a antimatéria explodirá o Vaticano. Nessa corrida contra o tempo as traições e maus julgamentos são o que cercam este livro enquanto o conclave e a sua cidade esperam por eles para não ser devastada.

Muitas tramas são descobertas, personagens por quais você colocaria a mão no fogo, e que no final descobre serem pilantras. Mas o livro pode até ser polêmico, por se tratar de religião, e você querer discutir com o autor de onde ele tirou uma ideia de criar um livro desses. O mais impressionante é que no final de cada capitulo tem um ‘q’ de incerteza sobre o que vai acontecer e você acaba por “devorar” o livro bem rápido. Desculpe pessoal por falar pouco do livro e ter mais a minha opinião, o problema é que um fato se conecta no outro e o spoiler é inevitável, prefiro contar assim e espero que vocês deem sua opinião. É isso ai, adeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário