Alfinetada Literária (005): As Vantagens de ser Invisível

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alfinetada Literária (005): As Vantagens de ser Invisível

A obra mais difícil de Alfinetar entre todas as que eu já li. Não porque o livro é bom, mas sim pela forma que ele meche com quem lê. Qualquer um consegue se identificar com algum pedaço da vida de Charlie e seus amigos. E é nesse clima será a aberta a quinta alfinetada: As Vantagens de ser Invisível. E vamos a parte divertida: Lock and Load!

Blood: Round One!



Também conhecido como "The Perks of Being a Wallflower"

Esse é um livro que mexe com qualquer um que resolva ler ele. Não por sua complexidade e sua parte de interpretação do psicológico dos jovens e os efeitos da sociedade em cima deles, mas pela simplicidade e a trivialidade em que problemas como drogas, introversão e sexualidade são abordados. Qualquer um pode se identificar e se relacionar com suas próprias experiências e ver onde é "invisível" e onde é "infinito". Não importa quem você for e como você for, vai ser impossível ler e não ser tocado, e não refletir sobre a sua vida.




Formato de Diário.

Isso pode não ser necessariamente um ponto ruim do livro na visão de algumas pessoas. Mas o livro é feito na forma de um diário, pelas cartas escritas por "Charlie". (Pra quem ainda não leu: Resenha) Isso é muito bom por que demonstra uma certa trivialidade e descontrai bastante a leitura, dando um tom "pessoal" do começo ao fim. Mas se você for uma pessoa bastante ansiosa como eu, você sofrerá. Existem vários pontos do livro onde o Stephen Chbosky se perdeu nos trabalhos escolares de Charlie e acabou divagando um pouco em detalhes não tão importantes ao longo da obra. Isso rende sérias dores de cabeça quando você quer saber o que vai acontecer em seguida e não o que o Charlie leu no fim de semana ou o que achou do livro.

Foi Bom Enquanto Durou.

Não conheço uma pessoa que não terminou de ler esse livro e pensou: tá... e o resto?!
Exatamente parceiro... O livro tem menos de 300 páginas e você fica tão preso que quando chega no final imagina se não comprou um volume faltando páginas. Eu considero isso um ponto fraco, pois deixa um gosto gigante de "quero mais" sem chances de uma continuação em um futuro próximo. Isso dá uma sensação de separação prematura onde o leitor acaba não sabendo o que fazer depois que termina a obra.

Overdramático

Eu sou capricorniano, e quem conhece qualquer capricorniano/canceriano sabe que nós nascemos com um PHD em artes cênicas especializadas em drama. A gente já faz essa faculdade dentro da barriga de nossas mamães. Mas tem momentos que o Charlie supera qualquer drama queen conhecida pelo mundo. (24 de Dezembro. Coincidência?!) E ao longo do livro, assim como Jogos Vorazes, vão ter momentos que você vai dizer: ESPÍRITO DE BELA SWAN SAI DESTE CORPO QUE NÃO TE PERCENTE! Isso em alguns momentos acaba sendo totalmente maçante e estragando a ação do livro do meio pra frente. Principalmente na parte da Mary Elizabeth.

Final

Não tem muita coisa a ser dita sobre o fim dessa obra, além de que ele é incompleto. Não tem como deixar de imaginar o que aconteceu depois que as cartas pararam, e isso pode não ser uma coisa ruim. Mas se você é tão curioso quanto eu, você daria sua mãe por uma continuação. Finais em aberto são uma questão de gosto. Mas pode acabar sendo um ponto fraco do livro.

Blood Round Two!

Uma obra que de um jeito ou de outro muda a forma de qualquer um pensar e vai fazer a diferença na vida de qualquer um que ler ela.
Devia ser obrigatório nas escolas ler esse livro por todo o Brasil e o mundo. Alfinetada fraca, livro impossível de se criticar com vontade.


Blood Round Three! 

Como pouca gente deve saber eu acabei tendo problemas com meu controle de qualidade anterior. E a partir de hoje vou ter uma outra pessoa me ajudando com as postagens e lendo minhas coisas antes de serem postadas. Nada mais nada menos que minha querida amiga/ex-namorada/namoradarelâmpago/whatever.

Sem mais delongas: Anne Bitencourtt. Também ex Crítica literária e escritora em blogs. A menina tem uma experiência das boas o/

Vulgo: Motivo por trás do atraso e esquecimento das alfinetadas nos últimos tempos.

Final Round!

Eu nem faço teatro. mas teve MUITA MERDA pra mim nesses ultimos tempos. Por isso fiquei devendo alfinetadas e tudo mais. Vou encarar o desafio de Talisman, Terminar Crônicas do mundo Emerso talvez e ler Aprendiz de Assassino. Os outros projetos vão ficar pra depois.
Espero que gostem dessa "nova temporada". E obrigado a todos que leram.

Edit: nota final: O controle de qualidade foi vetado e não vai existir mais. vou manter a postagem como está em homenagem à pessoa.
Nunca mais vou trazer minha vida pessoal pro labirinto ou deixar ela atrapalhar de novo. Isso é uma promessa.

6 comentários:

  1. Então,não reconheci sua escrita até ler a parte do Overdramático ,você estava com uma linha de escrita mais empolgada nas outras alfinetadas. Porém, não deixou de ser boa, é bom mudar as vezes , eu gostei tanto , que vou ler o livro, você incrivelmente ,faz com que eu tenha vontade de ler o livro e provar que sua crítica está errada ( risos ) como uma ex crítica acho que isso é normal. Gosto da forma que coloca suas idéias, de um modo pouco convencional mais largado que coloca que todos podem ler o livro e ter pensamentos diferentes do seu... e colocando apenas uma observação odeio livros que terminam com ar de quero mais , principalmente se não tiver a ideia de continuação =/ Enfim,agradecer por me colocar como seu "nova controle de qualidade" , vou me empenhar e dar o meu melhor.

    ResponderExcluir
  2. Como eu te disse, esse era um livro que eu não queria alfinetar, e eu fiz numa hora que estava sem saco pro mundo graças a uma certa pessoa aí... Então o começo ficou assim e aos poucos eu fui pegando o rítmo de novo. E diz a lenda que eu tenho a habilidade de fazer as pessoas terem vontade de ler e perderem essa vontade muito fácilmente. HAHAHAHA.
    Mas no seu caso é só vontade de me criticar mesmo.
    E alfinetadas são direcionadas pra pessoa mais culta ou mais "português ignorante do Brasil" ever. então acho que é isso a parte legal, a descontração. E qualquer um que discordar tem sempre os comentários ou meu contato pessoal pra ME alfinetar. <3
    Vai ter continuação diz a lenda... mas não tem previsão. E boa estréia. Muita merda pra gente. Dessa vez no bom sentido.

    ResponderExcluir
  3. Campanha que eu gostaria que participassem http://estrela-degelo.blogspot.com.br/2013/07/campanha-1-conhecam-os-autores-nacionais.html

    ResponderExcluir
  4. Pera que antes de falar do post tenho que dizer algumas pequenas coisas:
    1- Gostei de ver vocês usando o Disqus também ^^
    2- fiquei um tempo sem vir aqui mas já voltei (e agora pra ficar rsrs)
    3- Pelo amor de Deus, uma resenha do Morte súbita, aquele livro é MUITO BOM!


    E finalmente... ah meu Deus, toda obra tem lá os seus defeitos né? Realmente de todos os comentários que li eu já tinha deduzido realmente que era um livro "dramático demais", como um diário (nunca tive um, mas pelo show das pessoas).
    Acho que a "alfinetada" foi merecida vai!

    ResponderExcluir
  5. E você conseguiu cumprir o desafio! haha

    Realmente, não é um livro fácil de se alfinetar, por ser muito bom na sua forma simples, mas tudo tem um lado negativo.

    Obrigada pela alfinetada, e até a próxima.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA, muito bom!
    Adorei você cedendo e elogiando no final.

    E, claro, palmas pelo Disqus :)
    Um abraço!
    http://www.istoeleitura.com/

    ResponderExcluir